Brasil, 13 de Dezembro de 2019

12° International Symposium on Vasoactive Peptides reúne mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais

Muito conhecimento e novas descobertas sobre os avanços clínicos e doenças cardiometabólicas envolvendo o sistema renina-angiotensina, alterações inflamatórias e centrais serão apresentados durante o 12° International Symposium on Vasoactive Peptides. O encontro será realizado, entre os dias 21 e 23 de novembro, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, e receberá mais de 30 cientistas e pesquisadores nacionais e internacionais que dissertarão sobre o papel do sistema renina-angiotensina, que exerce um papel fundamental na homeostase e na regulação da pressão arterial.

Dentre os trabalhos que serão apresentados está a pesquisa desenvolvida por Mariela Gironacci, professora do Departamento de química biológica, escola de farmácia e bioquímica da Universidade de Buenos Aires, que relaciona os distúrbios cerebrais ao desequilíbrio dos eixos pressor e o protetor, que compõem o sistema renina-angiotensina.

Além da programação principal do simpósio, no dia 20 de novembro, das 9h às 20h, será realizada mais uma edição do Exercise Science Pre-Symposium, na Fundação Dom Cabral. O encontro reunirá pesquisadores e cientistas brasileiros que apresentarão pesquisas na área da fisiologia do exercício. Nomes como Ana Cristina Simões e Silva, professora titular do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Antônio Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Lauro Vianna, professor adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) e professor permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências Médicas da UnB; são alguns dos convidados. Assuntos ligados a regulação da pressão arterial durante exercícios em homens e mulheres, câncer, epilepsia, insuficiência cardíaca, epigenética e alterações vasculares induzidas pelo uso de anabolizantes serão alguns dos temas abordados.

Entre os palestrantes internacionais estarão presentes nomes como Anne-Monique Nuyt, professora de pediatria, chefe da divisão de neonatologia, membro associado do Departamento de Fisiologia, Universidade de Montreal; Carlos Maria Ferrari, cirurgião-geral, professor e presidente da Sociedade Interamericana de Hipertensão; Michael Bader, professor do Max-Delbrück- Centrum für Molekulare Medizin, Berlim; Edward Sturrock, professor e chefe de departamento de Ciências Biomédicas Integrativas, Universidade da Cidade do Cabo, entre outros.

O XII International Symposium on Vasoactive Peptides proporcionará aos jovens cientistas um espaço para expandir seus conhecimentos sobre os avanços recentes no campo, além da oportunidade de discutirem e receberem os feedbacks sobre suas pesquisas. Realizado desde 1991, o simpósio visa ainda promover interações e estreitar as redes construtivas entre estudantes, profissionais da saúde e cientistas.

Serviço:
O XII International Symposium on Vasoactive Peptides
Data: 21 a 23 de novembro
Local: Fundação Dom Cabral, av. Princesa Diana, 760, Alphaville Lagoa dos Ingleses, Nova Lima
Informações: https://www.vasoactivepeptides2019.com/

Notícias ::