Brasil, 17 de Novembro de 2019

Produções apresentam obras e entrevista com José Agrippino de Paula

Episódios das séries Contraplano e O Mundo da Literatura, além do documentário Rito do Amor Selvagem abordam trajetória do romancista, cineasta, dramaturgo e artista multimídia. Dia 8/11, no SescTV

No dia 8 de novembro, sexta, a partir das 22h, o SescTV exibe três atrações que têm como destaque o romancista, cineasta, dramaturgo e artista multimídia José Agrippino de Paula (1937 - 2007), conhecido pela obra PanAmérica, de 1967, e importante nome da contracultura no Brasil. O canal exibe: Dois Olhares, Uma Época, da série Contraplano, dirigida por Luiz R. Cabral; Rito do Amor Selvagem, documentário dirigido por Lucila Meirelles, com trilha sonora de Cid Campos e realização do SescTV; e José Agrippino de Paula: Lugar Reservado, da série O Mundo da Literatura, dirigida por Ricardo Soares (Assistida em sesctv.org.br/aovivo).

Em Dois Olhares, Uma Época (2013, 52 min.), que o canal exibe às 22h, o cineasta Ugo Giorgetti, o psicanalista Tales Ab’Saber e o jornalista e apresentador Miguel de Almeida debatem as representações da ditadura militar brasileira no cinema por meio da análise de filmes, sendo um deles Hitler 3º Mundo (1968, 90 min.), de José Agrippino de Paula. No longa, o diretor faz uma crítica ao regime militar no Brasil e traça um paralelo entre a ditadura de Adolf Hitler e a brasileira. Além deste, o episódio analisa Terra em Transe (1967, 106 min.) de Glauber Rocha; Ação entre Amigos, de Beto Brant (1998, 76 min.); e Cidadão Boilesen (2009, 92 min.), de Chaim Litewski.

Em sequência, às 23h, o documentário Rito do Amor Selvagem (2019, 42 min.), resgata imagens de arquivo e depoimentos sobre a performance homônima, escrita e dirigida, em 1960, pelo cineasta e dramaturgo José Agrippino de Paula em parceria com a artista da dança Maria Esther Stockler. A obra inovou o teatro brasileiro, em 1969, no Theatro São Pedro, em São Paulo, ao misturar diferentes vertentes da arte, como dança, teatro e performance.

Às 23h55 é vez de O Mundo da Literatura com o episódio José Agrippino de Paula: Lugar Reservado (2004, 25 min.). Na cidade de Embu das Artes - SP, onde morava, o artista fala de sua trajetória, referências literárias e processo de criação de seus textos. Ele conta que escreveu o livro PanAmérica utilizando uma narrativa de acontecimentos fantásticos. “Eu procurei voltar para o realismo e estou escrevendo mais diálogos com maior quantidade de textos deste gênero”, explica se referindo ao livro Lugar Público, de 1965, que ele estava relançando na ocasião. Além dele, o episódio traz, ainda, depoimentos dos artistas plásticos Antonio Pericov e José Roberto Aguilar, do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, da documentarista Miriam Chaniderman e de Sérgio Pinto de Almeida, da editora Papagaio.

O episódio Dois Olhares, Uma Época, da série Contraplano, e o documentário Rito do Amor Selvagem também estão disponíveis on demand no site do canal em sesctv.org.br.

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Especial José Agrippino de Paula

Contraplano
Dois Olhares, Uma Época
Dia: 8/11. Sexta, 22h.
Reapresentações: 9/11, sábado, às 4h e às 24h; e 11/11, segunda, à 1h.
Apresentação e Direção Artística: Miguel de Almeida
Direção: Luiz R. Cabral
Produção: Plateau Produções
Classificação indicativa: 16 anos

Documentário
Rito do Amor Selvagem
Dia: 8/11, sexta, às 23h
Reapresentação: 12/11, terça, à 1h; 21/11, quinta, à 0h44.
Trilha Sonora: Cid Campos
Direção: Lucila Meirelles
Produção: Armazém Mídia Artes
Realização: SescTV
Classificação indicativa: 14 anos

O Mundo da Literatura
José Agrippino de Paula: Lugar Reservado
Dia: 8/11, sexta, às 23h55
Reapresentação: 12/11, terça, às 2h.
Direção: Ricardo Soares
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Classificação indicativa: Livre.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Notícias ::

Mais Itens ::