Brasil, 20 de Novembro de 2019

Obra da série “Diálogos com Meu Pai” de Marcos Amaro será exposta na Casa-Museu Ema Klabin

A escultura Lustre , de Marcos Amaro, ficará em exposição no Jardim Interno da Casa-Museu Ema Klabin. Foto Stefânia Sangi A escultura Lustre , de Marcos Amaro, ficará em exposição no Jardim Interno da Casa-Museu Ema Klabin. Foto Stefânia Sangi

Abertura da exposição acontece no sábado, 9 de novembro, às 14h, pela série Intervalo Contemporâneo. O artista também participa de um bate-papo sobre seu trabalho

A Casa-Museu Ema Klabin promove de 9 de novembro à 15 de dezembro a série Intervalo Contemporâneo. O convidado é o artista plástico Marcos Amaro, que apresenta a escultura Lustre.

A obra, produzida no Brasil logo que o artista regressou de uma pujante temporada na Bélgica, faz parte da série “Diálogos com Meu Pai” , na qual Amaro se aproxima novamente de objetos de caráter fraterno, lançando a eles um novo sentido. O artista é filho do ex presidente da TAM Linhas Aéreas, Rolim Amaro (1942-2001).

Se houve fases em que ele se vinculou às lembranças do pai por meio de peças corpulentas, aqui Amaro volta a penetrar em objetos ordinários, levando gesso, tinta, areia, cimento e outros materiais rústicos ao encontro de tais artigos tidos como notáveis. Seringas de penicilina aparecem entre materiais incinerados pelo artista, em uma precisa associação ao entre-guerras, época em que tal substância foi descoberta e quando a família Klabin se mudou da Europa para o Brasil na busca de livrar-se de memórias ou futuros incertos.

De acordo com a curadora da exposição, a jornalista Ana Carolina Ralston , o lustre que agora se decompõe no chão da suntuosa casa projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 1950 para abrigar a coleção de Ema Klabin poderia facilmente ter feito parte da decoração criada à época por Terri Della Stuffa para o espaço.

Para ela, a sombra em que está imerso hoje, no entanto, evidencia sua proposta atual, colocando-o sob uma perspectiva enviesada – busca re-significar íntimas memórias afetivas.

Série “ Intervalo Contemporâneo":

A série "Intervalo Contemporâneo" convida artistas para criarem trabalhos que interfiram no pátio interno da Casa-Museu Ema Klabin. Os trabalhos instalados neste espaço são um contraponto para a coleção adquirida por Ema Klabin, inserindo o debate de uma produção contemporânea no percurso da visita, abrindo espaço para esse intervalo abranger uma diferente experiência e possibilitar um novo olhar perante essa coleção e suas interferências.

Arte-Papo com o artista Marcos Amaro:

Quem quiser saber mais sobre a obra e o trabalho do artista Marcos Amaro, ele e a curadora Ana Carolina Ralston participam de um bate-papo, gratuito, no dia da abertura da exposição, 9 de novembro, às 15h.

Serviço:

Intervalo Contemporâneo: Exposição Lustre - série “Diálogos com Meu Pai” Marcos Amaro.

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Coordenação Artes Visuais: Renê Foch

Coordenação Geral: Paulo Costa

Abertura da Exposição: 09/11/2019, às 14h – Entrada franca.

Arte –Papo com o artista: 09/11/2019, às 15h– Entrada franca.

Data da Exposição: 09/11/2019 à 15/12/2019

Visitas ao Museu e a exposição: De quarta à domingo, das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados entrada franca. Nos outros dias R$10,00.

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo

Sobre Marcos Amaro:

Marcos Amaro nasceu em São Paulo (SP) em 27 de setembro de 1984. É empresário, mecenas e artista plástico. Estudou economia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e formou-se em filosofia pelo Instituto GENS de Educação e Cultura. Foi membro do conselho da TAM Linhas Áreas e destaque no ramo óptico brasileiro, como representante nacional pioneiro da marca suíça TAG Heuer e da francesa Alain Mikli, além de proprietário da rede Óticas Carol, entre 2008 e 2013. Como desenhista e escultor, realizou exposições em grandes museus e centros de cultura pelo Brasil e participou de feiras internacionais, como SP-Arte, Art Basel e Art Zurich. À frente da Fundação Marcos Amaro (FMA) e do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), apoia projetos de arte e cultura. Também é sócio das empresas V2 Investimentos, LogBras e Galeria Kogan Amaro, com unidades em São Paulo e Zurique, e idealizador do Museu da Escultura Contemporânea Latino-Americana (Mescla), a ser inaugurado no interior paulista ainda em 2019. Atualmente, é conselheiro do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), da Fundação Instituto Iberê Camargo e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Publicidade

Notícias ::