Brasil, 22 de Outubro de 2019

Jazzinho – Jazz para Crianças 2019

Orquestra de Ouro Preto 'O Pequeno Príncipe' - crédito ÍrisZanetti Orquestra de Ouro Preto 'O Pequeno Príncipe' - crédito ÍrisZanetti

Evento criado pelo Savassi Festival chega à sua quarta edição realizando quatro shows em Belo Horizonte e Betim no mês de outubro; Orquestra Ouro Preto e Marina Machado estão entre os artistas que se apresentarão no evento

O Jazzinho – Jazz para Crianças foi concebido como parte do Savassi Festival em 2015. A ideia foi a de criar um palco com apresentações musicais voltadas para crianças de todas as idades além da criação de um espaço lúdico, com jogos e espaço para piquenique, para recreação de toda a família. A iniciativa cresceu e passou a ser realizada também, a partir do ano seguinte, no mês de outubro como um evento independente e com o patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Em 2019, o Jazzinho – Jazz para Crianças acontecerá em Belo Horizonte, no dia 13 de outubro, na praça Floriano Peixoto, e no dia 27 de outubro, em Betim, na praça Milton Campos. A programação está recheada com grandes nomes da música e espetáculos que prometem sensibilizar e divertir toda a família. As bandas a se apresentarem na capital mineira serão Grupo Quinto, com o espetáculo “O Sonho dos Bichos”, e Orquestra Ouro Preto, com o espetáculo “O Pequeno Príncipe”. Em Betim, fazem a festa da garotada o grupo Trio Amaranto e o grupo liderado pela cantora Marina Machado com o espetáculo “Mari e Celi Estão na Cidade”. Todos os shows são gratuitos.

Edição Belo Horizonte

No dia 13 de outubro, a partir das 16h, o Jazzinho – Jazz para Crianças terá início com a apresentação do Grupo Quinto. Formado por três músicos - Fernanda Zanon, Flávio Pires e Joana Boechat -, a banda apresentará o espetáculo “O Sonho dos Bichos”, composto por cenas que orbitam em torno de canções da música popular brasileira e do repertório da música clássica, tendo o piano como figura central. Fazem parte da listagem de música, “Leãozinho”, de Caetano Veloso, “Jardim Fantasia”, de Paulinho Pedra Azul, “O Sapo”, Toquinho, “Elefante”, Saint-Saens, entre outras.

A tarde de shows tem sequência com a Orquestra Ouro Preto e o elegante “Pequeno Princípe”. A peça foi inspirada na antiga Coleção Disquinho, que embalou a imaginação de crianças por mais de 30 anos e, assim, o universo de Antoine de Saint-Exupéry ganha uma nova versão através dos sons e timbres da orquestra. Na história, o principezinho conhece um rei com seu cravo, um homem de negócios e seu xilofone e um geógrafo com sua flauta, até chegar a um planeta azul – o nosso planeta. No deserto do Saara, inicia sua caminhada ao lado de um aviador e seu corne inglês, encontrando um poço e sua água fresquinha.

A adaptação feita carinhosamente pelo Maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, recebe música original de um dos mais premiados compositores brasileiros: Tim Rescala.

Edição Betim

A manhã do dia 27 de outubro começará animada para os pequenos na praça Milton Campos, em Betim. A partir das 10h30, o Trio Amaranto, formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz, apresentará o show “Três Pontes”, um espetáculo que encanta por sua simplicidade e alegria. Nele o trio explora o palco como extensão de sua casa e brincam com a plateia. No show, serão apresentadas a Suíte da Chuva e a Suíte dos Quatro Elementos, além das canções dedicadas aos animais, que chamam a atenção do público para elementos da natureza. É um momento mágico em que todos podem cruzar, junto com o Amaranto, as pontes para a alegria e o bem viver.

Em seguida, a partir das 11h30, é a vez do divertido “Mari e Celi estão Na Cidade”. Este show, dedicado tanto para os bem pequenos e quanto para os mais velhinhos, é composto por canções que fazem parte da memória afetiva de Marina Machado e Celinha Braga. O espetáculo é conduzido de forma alegre e emocionada, trazendo para o público uma atmosfera aconchegante de recordações e músicas que marcaram época para o povo brasileiro. As cantoras mergulham em um baú de lembranças e saem com os bolsos recheados de linhas, agulhas, canções e ideias!

No palco, 4 gerações de mulheres: além de Marina e Celinha, as meninas Ana Clara e Ana Laura completam a atmosfera mágica e acolhedora. O resultado é um sentimento leve, alegre e aconchegante, de reconexão com o íntimo, que encanta a criança interior de cada um.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Jazzinho - Jazz para Crianças – Edição Belo Horizonte
Palco Instituto Unimed-BH
Data: 13 de outubro de 2019 (domingo)
Horário: das 16h às 18h.
Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia - Belo Horizonte
Entrada gratuita

Jazzinho - Jazz para Crianças – Edição Betim
Palco Instituto Unimed-BH
Data: 27 de outubro de 2019 (domingo)
Horário: das 10h30 às 12h30.
Local: Praça Milton Campos - Centro - Betim
Entrada gratuita