Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas sedia Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RJ

Evento acontece de 7 a 11 de outubro, na Urca, e é direcionado aos gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Ponto de Presença do Rio de Janeiro (PoP-RJ), promove de 7 a 11 de outubro o Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RJ, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento é gratuito e tem como objetivo promover um encontro de técnicos e gestores de Tecnologia da Informação de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Federais, Estaduais e Privadas), clientes da RNP (órgãos estaduais, municipais e outros), além de provedores locais e regionais, para troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes avançadas.

A coordenadora do evento, Marita Maestrelli, que também é Coordenadora do Rio Science Datacenter (PoP-RJ/RNP), explica que o WTR-RJ é de extrema importância para a comunidade de TI. "O evento vai englobar tecnologias inovadoras na área de redes, infraestrutura e, consequentemente, de segurança, além de mostrar um viés acadêmico. As palestras estão divididas em áreas que compreendem infraestrutura de Datacenters, Redes, Segurança, monitoramento e inovações atendendo a demanda da comunidade de TI", ressaltou.

Na programação de palestras do WTR-RJ: Rio Science Datacenter – RSD, com Marita Maestrelli (RNP) e Marcelo Albuquerque (CBPF); Perspectivas do POP-RJ, com Luiz Teixeira – Coordenador Técnico PoP-RJ/RNP; IX in Rio, com Salvador Rodrigues (NIC.BR); Rederio & RedeComep –RJ, com Marcio Portes (CEO da Rederio); Boas práticas de segurança para sistemas autônomos, com Miriam Von Zuben (CERT.br); Panorama de Segurança da informação no estado do Rio de Janeiro, com Rildo Souza e Yuri Alexandro (CAIS/RNP); GSH: Autenticação efêmera na infraestrutura, com Manoel Fernando de Sousa Junior (Globo.com); Sistema de Computação Petaflópica – Santos Dumont, com Carla Osthoff (LNCC); Estratégias e desafios para a melhoria dos Data Centers aliados às restrições de investimentos, com Allisson Mesquita (RNP); Uma visão de Rede do Observatório Nacional, com Jorge Mansur (ON); Infraestrutura Definida por Software: Desafios e Pespectivas no Contexto de Redes Acadêmicas, com Pedro Diniz (PoP-RJ/RNP); Boas práticas no combate de ataques de negação de serviços amplificados, com Rildo Souza e Yuri Alexandro (CAIS); O CBPF na iniciativa Open Universe das Nações Unidas, com Ulisses Barres (CBPF); Aplicações de Redes Neurais Profundas na Modelagem de Problemas Físicos; com Clécio R. De Bom (CBPF); Rede IPE – Perspectiva e Evolução, com Eduardo Grizendi e Ari Frazão (RNP); Obtenção de estatísticas de rede com Telemetria, com Guilherme Ladvocat (GO/RNP); NFV e SDN – Desafios e aplicações na Globo.com, com Marcus Vinicius Gonçalves Cesário (GLOBO); Making innovation real with the convergence of HPC and AI, com o Engenheiro Fabricio Bronzati (UNITECH); A Rede é PoP, com Alexandre Grosgold; EBNet+"A nova rde de dados corporativa do Exército Brasileiro", com Avellar (2º CTA); e Mudança na Gestão de Serviços, com Alex Galhano Robertson (DAGSER/RNP).

O Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RJ contará também com os cursos SecDevLabs: um laboratório para aprender sobre segurança no desenvolvimento de forma prática; e Fundamentos de SCRUM, ambos no laboratório da Escola Superior de Redes da RNP, que funciona no próprio CBPF.

As inscrições para as palestras e cursos continuam abertas e podem ser realizadas por meio da página do WTR na internet (wtr.pop-rj.rnp.br/2019).

Serviço:
Workshop de Tecnologia de Redes – PoP- RJ
Evento GRATUITO
Data: de 7 a 11 de outubro
Horário: 9h às 18h
Local- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) - Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 , Urca, Rio de Janeiro.
Mais informações: https://wtr.rnp.br/pop-rj/

Notícias ::