Brasil, 13 de Dezembro de 2019

HackRibeirão ACIRP 2019 terá como tema o combate à corrupção

Terceira edição da maratona de programação acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro; podem participar programadores, estudantes e profissionais da área

A maratona de programação HackRibeirão chega a sua terceira edição com a assinatura da ACIRP. Nos dias 5 e 6 de outubro, no Supera Parque, o concurso reunirá cerca de 60 competidores para discutir, pensar e elaborar projetos tecnológicos a partir do tema “Soluções para o combate à corrupção”. Os interessados podem se inscrever até dia 3 de outubro pela plataforma Sympla.

O hackathon foi divido em duas categorias: “Corrupção nos processos licitatórios e compras públicas”, que visa propor melhorias na identificação de casos de fraudes envolvendo licitações públicas e na falta de transparência no processo; e “Sistemas de denúncia no âmbito municipal”, que busca a aproximação do cidadão com o poder público além de facilitar a denúncia pelos próprios agentes públicos. Os competidores podem propor soluções para outros problemas dentro desses temas, mas é imprescindível que aborde e proponha soluções para uma das categorias.

Além de buscar ideias inovadoras para desenvolver plataformas, sistemas ou aplicativos a fim de solucionar problemas reais, cada grupo deverá analisar quais serão os recursos necessários para o desenvolvimento das soluções. Ou seja, a proposta precisa incluir quais tecnologias, ferramentas, estruturas e conhecimentos serão utilizados e quais parceiros participarão da construção do projeto.

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto assina o Hackaton ACIRP 2019 e desafia os competidores a inovar em suas propostas de soluções. “Buscamos com isso dar condições para tornar a gestão pública mais transparente e eficiente por meio de interações digitais e colaborativas. Ao mesmo tempo, cumprimos nosso papel de fomentar o empreendedorismo. Neste caso o empreendedorismo inovador e de alto impacto”, afirma Eduardo Molina, gestor de relações institucionais da ACIRP.

Para participar do Hackaton os participantes devem ter idade igual ou superior a 16 anos (com autorização do responsável legal). As equipes, de 3 a 5 pessoas, serão formadas no início da maratona, e cada uma contará com, pelo menos, um programador. Os demais integrantes poderão ser estudantes ou profissionais de qualquer área do conhecimento, que tenha interesse por gestão pública e no tema proposto.

Um júri escolherá dois grupos ganhadores do prêmio CCM Tecnologia. O primeiro lugar levará R$ 2.000,00, mentoria jurídica e imersão na CCM Tecnologia e o segundo lugar levará R$ 1000,00 e imersão na CCM Tecnologia.

A participação no evento custa por R$55 e as inscrições devem ser feita no site https://www.sympla.com.br/hackribeirao-acirp-2019__576622.

O HackRibeirão ACIRP 2019 é realizado pela Nexos Gestão Pública com o apoio da GPublic, Núcleo de Empreendedores da ACIRP, Gaming Club, GET2HUB, Supera Parque e FEA-RP/USP.

HackRibeirão ACIRP 2019
5 e 6 de outubro
Início às 12h, no dia 5 até 17h do dia 6
Supera Parque de Ribeirão Preto, Avenida Doutora Nadir Aguiar, 1805, Jd. Dr. Paulo Gomes Romeo.
Edital 2019 - Hackribeirão

Notícias ::