Brasil, 14 de Outubro de 2019

1º Lugar 2018 - Weberton “Beto” Skeff de Fortaleza (CE) com a série “Doces desejos de fôlego” 1º Lugar 2018 - Weberton “Beto” Skeff de Fortaleza (CE) com a série “Doces desejos de fôlego”

Importante concurso de fotografia promovido pela Aliança Francesa Brasil, o Prix Photo Aliança Francesa (antigo Prix Photo Web) abre suas inscrições a partir do dia 16 de setembro até o dia 11 de outubro

Sob o tema “Fronteiras” o concurso oferece aos dois primeiros colocados premiações atraentes como uma semana de viagem em Paris, um fim de semana em sofisticado hotel no Rio de Janeiro ou ainda uma bolsa de estudos na Aliança Francesa, além de exposição coletiva na Galeria Aliança Francesa Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://www.prixphotoaf.com.br.

Prix Photo Aliança Francesa 2019https://gallery.mailchimp.com/b4ed41642d989b16c2d8994b7/images/236f37ff-16d9-42ba-a4c0-bf8278b3e766.png

“Estamos assistindo à reafirmação das fronteiras, que nunca chegaram a desparecer”, Michel Foucher, geógrafo e diplomata francês.

A França possui sua maior fronteira terrestre justamente com o Brasil. Trata-se, aqui, da fronteira na sua acepção mais tradicional, como limite, marco ou linha divisória entre dois países. Uma linha, a princípio, invisível que, no entanto, vem ganhando materialidade em certas regiões do mundo. Embora, para muitos, o primeiro significado que se tenha em mente seja o de divisão ou separação, a fronteira pode ser percebida, igualmente, como ponto de contato, de trocas ou, até mesmo, de fusão com o outro, com a alteridade. No campo das artes, a fronteira pode ser compreendida como o tênue limite entre técnicas e olhares: preto e branco/cor, analógico/digital, ficção/realidade,...

As inscrições para o concurso fotográfico Prix Photo Aliança Francesa 2019 podem ser feitas por todo e qualquer fotógrafo, pessoa física, maior de 18 anos e residente no Brasil, de 16 setembro a 11 de outubro de 2019, gratuitamente. Os interessados devem acessar o site do concurso, http://www.prixphotoaf.com.br, preencher a ficha de inscrição e enviar 10 imagens inspiradas no tema, “Fronteiras”, que convida os fotógrafos do Brasil a refletirem sobre esse conceito que admite múltiplas acepções, perspectivas e traduções imagéticas. As fotos podem ser em cor ou em preto e branco, manipuladas ou não, obtidas por meio de equipamento analógico ou digital. O concurso cultural é promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil com apoio da Air France, do Hotel Santa Teresa RJ MGallery e autorizado pelo Ministério da Economia (C.A. SECAP/MF Nº 17377.003691/2019-46).

Os materiais vencedores serão selecionados por um júri técnico. Os dois primeiros colocados são escolhidos pelo júri oficial, e um terceiro premiado é escolhido por voto popular em votação exclusivamente eletrônica, realizada através do site http://www.prixphotoaf.com.br, entre os dias 23 de outubro e 25 de novembro.

O primeiro colocado será contemplado com um pacote de viagem com direito a acompanhante, contendo: passagens aéreas ida e volta da Air France para Paris, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, translado a partir da residência, hospedagem de seis noites em Paris com café da manhã em hotel 3 estrelas. O segundo colocado receberá como prêmio um pacote de viagem com um acompanhante, incluindo: hospedagem de duas noites com café da manhã no Hotel Santa Teresa RJ MGallery, no Rio de Janeiro (Rua Almirante Alexandrino, 660, Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ), passagens de ida e volta para o Rio de Janeiro, saindo da cidade do contemplado e translado a partir da residência. O terceiro trabalho, eleito pelo voto popular, ganhará uma bolsa de estudos, por um semestre, na Aliança Francesa mais próxima de sua residência.

Os portfólios dos três vencedores participam, ainda, de exposições itinerantes pelas Alianças Francesas no Brasil e no exterior. A exposição de abertura será na Galeria da Aliança Francesa Rio de Janeiro, prevista para março de 2020. A divulgação dos resultados da votação do júri popular e do júri oficial será feita no site do concurso Prix Photo Aliança Francesa, no dia 06 de dezembro.

O concurso

O PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA, anteriormente conhecido sob o título de Prix Photo Web, é um concurso de fotografia promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil. Seu objetivo é valorizar a criação contemporânea de jovens fotógrafos, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. O concurso é autorizado pelo Ministério da Economia (C.A. SECAP/MF Nº 17377.003691/2019-46). Esta é a nona edição desse importante concurso que já se consolidou no mercado da fotografia nacional. Na edição de 2019, o júri será composto por cinco membros de professionais: Eugênio Sávio - professor de fotografia e fotojornalismo, fotógrafo na área editorial e organizador do Festival de Fotografia de Tiradentes -, João Kulcsár – professor, autor e curador de exposições fotográficas -, Katia Chalita - presidente do Conselho da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, produtora e gestora cultural, consultora de mídia-educação e comunicação-, Jefferson Mello - fotógrafo, diretor de filmes publicitários e documentários- e Marina Alves - fotógrafa e cientista social, professora de fotografia e componente da Comissão de Mulheres organizadora do Festival FotoRio 2018.

Em 2018, o primeiro colocado foi Weberton “Beto” Skeff de Fortaleza (CE) com a série “Doces desejos de fôlego”, que abordou de maneira concisa a relação do sertanejo com a água e sua escassez. O segundo lugar do júri oficial foi para a carioca Ana Carolina Fernandes com a série “Os Veios Abertos da Baía de Guanabara”, que denuncia o “descaso desumano” com as águas da Baía de Guanabara, patrimônio da humanidade e cartão postal do Rio de Janeiro, traduzindo esteticamente a ação direta do homem sobre o seu contexto ambiental. O prêmio do júri popular foi para o mineiro Rodrigo Lessa, de Belo Horizonte (MG) com a série "Ser peixe", que buscou representar alguns olhares sobre a relação humano-água no cotidiano, principalmente relacionados ao ciclo, à apreciação, à saciação e à sobrevivência.

Ana Carolina Fernandes - 2Weberton steff - 1º Lugar ( menor)

2º lugar Ana Carolina Fernandes, do Rio de janeiro (RJ) com a série “Os Veios Abertos da Baía de Guanabara”

1º Lugar 2018 - Weberton “Beto” Skeff de Fortaleza

(CE) com a série “Doces desejos de fôlego”

Sobre a Aliança Francesa

Prestes a completar 135 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência no ensino do idioma francês e, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Atualmente, são mais de 832 unidades em 131 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, a Aliança Francesa conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil possui a maior rede mundial de Alianças Francesas com 37 associações e 65 unidades, presentes em praticamente todos os Estados do Brasil.

É a única instituição no país autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos, TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês), e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agências CAPES e CNPq do MEC).

A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras, além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro oferece 25% de desconto em todos os cursos regulares, Ateliês, Seniors, entre outros para os servidores estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Serviço:
Prix Photo Aliança Francesa 2019