Brasil, 16 de Setembro de 2019

Cia de Dança Bittencourt chega a Belo Horizonte com o espetáculo Empodere as Mulheres!

Montagem exibe a força e a sensibilidade feminina nos passos de dança e trilha sonora escolhida para a coreografia

O ativismo feminista e sua grande importância social tem apresentado uma nova e positiva perspectiva de luta e de vida. E é acreditando na projeção da arte como meio de comunicação e reflexão que a Cia de Dança Bittencourt (Uberlândia/MG), sob direção de Cláudia Bittencourt, montou o espetáculo Empodere as Mulheres!. A apresentação inédita em Belo Horizonte ocorre em data única, dia 14 de setembro, às 20h, no Centro Cultural SESIMINAS. O projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com Patrocínio do Instituto Algar.

Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, Empodere as Mulheres! ressalta o feminismo como ferramenta de evolução em suas diversas proporções e perspectivas. Algumas, dentre as inúmeras e importantes situações vividas pelas mulheres na sociedade, foram escolhidas para serem retratadas em cena. O espetáculo apresenta dramas e dificuldades, mas também compartilha ideais de superação, de valorização e de liberdade expressiva feminina.

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora conta com canções fortes como “Mulher do Fim do Mundo”, da cantora Elza Soares, representante do empoderamento feminino. A música de cunho militante embala os passos de 18 bailarinos, entre mulheres e homens, na coreografia de linguagem contemporânea e jazz.

Empodere as Mulheres! atua em prol da beneficência ao SOS Mulher e Família Uberlândia. Parte da bilheteria será doada para a ONG. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia).

Mais sobre o projeto

A necessidade do ativismo feminista é real. O feminismo é uma ferramenta de evolução social em suas diversas proporções e perspectivas e, com ele, podemos juntos desenvolver consciência para buscar a transformação/evolução sociocultural. União feminina, respeito aos limites e pensamentos divergentes são imprescindíveis nessa luta também. A Cia de Dança Bittencourt acredita que usar a arte como meio de invasão feminina EMPODERA AS MULHERES!

O projeto em circulação percorre seis cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Já se apresentou este ano em Uberlândia (MG) e Uberaba (MG) em março, Goiânia (GO) em junho, e em setembro sobe ao palco no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). A temporada se encerra em outubro, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP).

Sobre a Cia Bittencourt

A Cia de Dança Bittencourt nasceu em 1998, tendo sempre seu olhar voltado para o trabalho de completude do artista. Trouxe até aqui em seu currículo sob direção de Cláudia Bittencourt, diversos projetos profissionais de espetáculos completos em dança contemporânea, jazz dance e remontagem de musicais de repertório internacional e também autorais apresentados em diversas regiões e eventos artísticos no cenário nacional.

A partir do ano de 2017, com “Empodere as Mulheres!” como seu primeiro espetáculo, a direção artística e coreografia passam a ser de Karyne Bittencourt, que desde então caminha junto ao corpo de bailarinos em processo de profissionalização e consistência, dando início a uma nova assinatura à Cia.

Empodere as Mulheres! – Cia de Dança Bittencourt

Data: sábado, 14 de setembro de 2019
Local: Centro Cultural SESIMINAS (rua Álvares Maciel, 59 - Santa Efigênia)
Duração: 50 minutos