Brasil, 15 de Setembro de 2019

São Paulo Boat Show reaquece mercado náutico brasileiro

O maior evento náutico indoor da América Latina reunirá as novidades para todos os bolsos entre 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo

Entre iates de alto-luxo e pequenos barcos de pesca, são cerca de 814,5 mil embarcações de lazer no País. O número ainda está abaixo da média de outros países, nos Estados Unidos a relação de barcos por habitantes é de 1/23 enquanto no Brasil é de 1/254. A boa notícia é que com 8500 quilômetros de costa atlântica navegável e mais de 45 mil quilômetros de rios, baías e lagos, o Brasil guarda um dos maiores potenciais de crescimento do setor náutico - principalmente com os investimentos em tecnologias que facilitam a produção.

O mercado brasileiro é atendido por cerca de 120 estaleiros formais que produzem embarcações de 10 a 120 pés e a produção média é de 3,3 mil barcos/ano - com ótima recepção do público nacional e internacional. A última edição do São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, atraiu 33,5 mil pessoas ao São Paulo Expo. Somente durante o evento, foram contabilizadas as vendas de aproximadamente 250 embarcações, gerando cerca de R$ 155 milhões em vendas diretas.

Para 2019, o São Paulo Boat Show pretende popularizar o lazer náutico e fomentar o crescimento do setor através do turismo e com a venda do “barco próprio”. Por isso, a programação conta com novidades para diferentes tipos de interesses - desde embarcações de luxo até barcos de pescas, infláveis e motos aquáticas. O salão é o principal pólo de inovações do mercado náutico do Brasil, porque as Regiões Sudeste e Sul concentram mais de 85% dos estaleiros, com destaque para o estado de São Paulo que representa 35% do total de estaleiros, de acordo com o levantamento da ACOBAR.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Lidera Consultoria, a Cadeia Náutica de Lazer no estado de São Paulo movimenta cerca de R$ 5,3 bilhões por ano e emprega aproximadamente 27,5 mil pessoas direta e indiretamente. O levantamento encomendado pelo Fórum Náutico Paulista e Governo do Estado, com apoio do São Paulo Boat Show, aferiu que com os postos de trabalho, o setor gera renda de 45,7 milhões de reais.

O estudo ainda aponta que a cada embarcação vendida o proprietário de equipamentos pequenos como caiaques e motos aquáticas, contam com gasto anual de R$ 558,00. A cifra para barcos maiores e iates chega a R$ 3.756,00 anuais. Assim, as novidades e lançamentos do São Paulo Boat Show podem aquecer os investimentos na cadeia náutica e fortalecer os diversos setores que engajados nesse mercado com diversas possibilidades de experiências náuticas.

São Paulo Boat Show 2019
De 19 a 24 de Setembro de 2019