Brasil, 23 de Setembro de 2019

1º Fórum de Design de Joias - Representação Gráfica e Normas da ABNT acontece em São Paulo

  • Escrito ou enviado por  Jeanine Kobayashi
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O evento é uma realização da Associação de Joalheiros do Estado de S. Paulo (AJESP) com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e conta com o apoio da Universidade Anhembi Morumbi

No dia 12 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h, acontece a primeira edição do Fórum de Design de Joias - Representação Gráfica e Normas ABNT em São Paulo, evento que tem como objetivo identificar e formalizar os parâmetros que orientam a elaboração de desenhos de joias no país. Voltado para designers, educadores da área de desenho ou produção de joias, empresários do setor e supervisores, chefes e encarregados de produção, o fórum acontece no Campus Paulista 1 da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Avenida Paulista, 2.000.

“Design é desenho, mas não apenas o de criação livre ou ilustrativo, mas aquele que define e especifica a forma com detalhamento para a produção”, explica Engracia Costa Llaberia, diretora de design da AJESP. “Pressupõe-se, assim, o conhecimento por parte do designer de fatores ligados à produção, ao comportamento dos materiais e suas especificidades além de outros tópicos inerentes ao processo até o lançamento do produto final no mercado”.

A programação do evento conta com palestra sobre normalização do desenho de joias, ministrada pela própria Engracia, seguida da fala sobre a importância das normas técnicas de desenho aplicadas em projetos de produtos com Fernando Telli Athaide. Na mesa redonda, que se inicia às 15h, os convidados debaterão a representação gráfica no processo produtivo do setor joalheiro: croqui, desenho técnico, ilustração e desenho digital para prototipagem. Por fim, será submetida a proposta de instauração de uma comissão para normalização do desenho técnico de joias na ABNT.

Confira a programação completa e conheça os palestrantes:

14h - Apresentação da proposta de normalização do desenho de joias

Com Engracia Costa Llaberia

Doutora e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também foi responsável pelo projeto pedagógico do curso de Graduação Tecnológica em Design de Produto: Joias. Hoje atua como diretora de design da AJESP e palestrante na área de metodologia de projeto e design de produto no setor joalheiro.

14h30 - A importância das normas técnicas de desenho aplicadas em projetos de produtos

Com Fernando Telli Athaide

Pós-Graduado em Projeto, Manufatura e Análise de Engenharia Auxiliados por Computador (CAD/CAM/CAE) pelo SENAI-SP, em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNICSUL e MBA em Inovação e Empreendedorismo pela UNICSUL. Atua como especialista em Educação Profissional na Gerência de Inovação e de Tecnologia do SENAI-SP e coordena o CEE 237 - Comissão de Estudo Especial de Desenho Técnico da ABNT com diversos projetos de revisão e elaboração de Normas Técnicas da área.

15h - Mesa Redonda: A importância da representação gráfica no processo produtivo do setor joalheiro: croqui, desenho técnico, ilustração e desenho digital para prototipagem

Com mediação de Engracia Costa Llaberia e participação de Roseli Duque, presidente do IBGM e da AJESP; Fernando Telli Athaide, coordenador da comissão de estudo especial de Desenho Técnico da ABNT; Claudia Chadalakian, professora de desenho técnico da AJESP e do SENAC e designer de joias; Rodrigo Ferreira Silva, especialista em produção joalheira do SENAI; e Yuri Nunes, sócio-diretor da Brasil Design Group Joias e instrutor de materiais e processos.

16h - Instauração da Comissão de Representação Gráfica de Joias na ABNT

Mediado por Engracia Costa Llaberia

Informações adicionais podem ser encontradas no telefone (11) 3016-5850 e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Sobre a AJESP

Fundada em 1965, a Associação de Joalheiros do Estado de São Paulo (AJESP) reúne mais de 120 comerciantes, designers, gemólogos e fornecedores de insumos que tem como objetivo principal promover o incremento do setor. As ações e serviços da instituição visam integrar a cadeia produtiva e potencializar a imagem e o consumo dos artigos de joalheria por meio de ações de marketing e relacionamento social no estado de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS