Brasil, 21 de Novembro de 2019

Concerto de Fábio Lima adapta instrumento erudito a repertório contemporâneo em concerto da série Movimento Violão

Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico. Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.

O episódio inédito será exibido em 27 de agosto, terça, às 20h, no SescTV e terá pré-estreia no dia 26 de agosto sob demanda

O violonista curitibano Fábio Lima apresenta, no dia 27/8, terça-feira, às 20h, na série Movimento Violão, do SescTV, um concerto com repertório que inclui composições autorais, tango e temas de obras da cultura popular. A curadoria e direção musical é de Paulo Martelli e a direção para TV é de Flávio N. Rodrigues. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo). Um dia antes, em 26/8, segunda-feira, o espetáculo tem pré-estreia online. Para assistir, acesse sesctv.org.br. Todos os episódios da nova temporada da série estarão disponíveis gratuitamente no site do canal.

De peças tradicionais como Terno Olhar, do compositor e violonista Dilermando Reis, a arranjos que remetem a temas de filmes, games e animes, Fábio Lima utiliza sua criatividade para transitar entre a música erudita e a cultura popular, criando releituras singulares. De acordo com Yara Caznok, do Instituto de Artes da UNESP, Lima aborda olhares diferentes para criar composições, traz novas perspectivas, além de incluir repertórios vistos como impossíveis por outras gerações. O músico fala ainda da adaptação às novas linguagens e de trabalhos feitos em plataformas digitais, destacando o Youtube. Por causa dessa mescla entre o erudito e o contemporâneo, seu trabalho acaba atraindo públicos de diversas faixas etárias.

O show de Fábio Lima, gravado no Sesc Bom Retiro em outubro de 2018, tem como repertório Tango em Skai (Roland Dyens), Madroños (Frederico Moreno Torroba), Terno Olhar, Se Ela Perguntar (Dilermando Reis), A Bailarina, Noite Escura (Fabio Lima), Tema do Mario Bros – Koji Kondo (Arranjos: Fabio Lima), Tema do Dragon Ball – Shunsuki Kikushi (Arranjos: Fabio Lima), À L’Aube Du Dernier Jour (Francis Kleynjans), Minueto em Lá Maior (Fernando Sor).

Exibida pelo SescTV desde 2010, a série Movimento Violão apresenta concertos com violonistas consagrados e revelações, nacionais e internacionais, com repertórios que vão de releituras da música popular a interpretações inéditas de peças eruditas. Os espetáculos foram gravados em unidades do Sesc São Paulo com curadoria e direção musical do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio Rodrigues.

Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Novos episódios da série Movimento Violão

Sob Demanda
Toda segunda, um programa inédito disponível em sesctv.org.br

No SescTV
Fábio Lima
Estreia: 27 de agosto, terça, às 20h
Reapresentações: 28/8, quarta, às 10h; 30/8, sexta, às 12h; 1/9, domingo, às 12h30; 2/9, segunda, às 14h e às 24h.
Curadoria e direção musical: Paulo Martelli
Direção para TV: Flávio Rodrigues
Produtora: DNArte

Todos os violonistas:
Yamandu Costa
Maria Haro
Daniel Murray
Maurício Marques
Luís Carlos Barbieri
Eduardo Castañera
Fábio Lima

Para sintonizar o SescTV: