Brasil, 25 de Agosto de 2019

FEMAMA abre inscrições para VIII Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas

Evento congrega lideranças brasileiras para trabalhar com ONGs pelo combate ao câncer de mama; inscrições ficam abertas até 16 de agosto

Em 23 de agosto, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) realiza a VIII Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento, que é uma sequência da I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e VI Conferência Nacional de Primeiras-Damas, realizadas em 2017, une lideranças políticas femininas de todas as regiões do país para trabalhar em conjunto com ONGs locais em busca de soluções para o enfrentamento do câncer de mama no Brasil. As inscrições para o evento ficam abertas até 16 de agosto, e são exclusivas para representantes de ONGs e lideranças políticas.

Seu principal objetivo é estimular e orientar as participantes quanto às possibilidades de influenciar a formulação de políticas públicas que garantam acesso a atendimento qualificado a pacientes com câncer, além de diagnóstico e tratamento ágil e adequado no Sistema Único de Saúde (SUS). "Atualmente, as pacientes enfrentam graves entraves com relação ao diagnóstico do câncer na rede pública de saúde brasileira e também dificuldade de acesso aos tratamentos adequados. A união e empoderamento de instituições que combatem o câncer de mama e lideranças políticas femininas podem gerar mobilização para uma mudança efetiva neste cenário", afirma Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.

Durante o evento, serão promovidas palestras e atividades práticas para apoiar o desenvolvimento de projetos e ações passíveis de serem realizadas nos estados e municípios do Brasil. "Uma das prioridades é a aprovação do PLC dos 30 dias, que estabelece que o SUS tem o prazo máximo de 30 dias para realizar exames que confirmem suspeitas de câncer, e a disponibilização de novos tratamentos para os pacientes, como o pertuzumabe que, apesar de incorporado ao SUS, ainda não é distribuído a pacientes que têm indicação de uso, ou o Succinato de Ribociclibe aprovado recentemente pela ANVISA para pacientes com câncer de mama metastático com expressão hormonal, mas ainda inacessível na rede pública de saúde. Juntos, podemos buscar maneiras de garantir mais qualidade de vida a essas pessoas", comenta Maira.

Como realizar a inscrição

Podem participar da Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas: ONGs (associadas e não associadas à FEMAMA), prefeitas e vice-prefeitas, governadoras e vice-governadoras, deputadas federais e estaduais, senadoras, vereadoras, secretárias municipais e estaduais de saúde, e primeiras-damas dos estados ou municípios.

As inscrições podem ser feitas em 3 categorias: Dupla – ONG associada à FEMAMA e liderança política feminina; Dupla – ONG não associada à FEMAMA e liderança política feminina; ou individualmente. A prioridade de inscrições é para quem se candidatar a participar do evento como dupla de trabalho – as inscrições individuais só serão confirmadas após 16 de agosto ou quando se encerrarem as vagas para duplas.

Todas as informações para inscrições estão disponíveis no site do evento. No caso de duplas, é necessário preencher um formulário com os dados da ONG e da liderança, e enviar a carta de compromisso para o e-mail . No caso de inscrições individuais, basta preencher o formulário e aguardar a confirmação. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Serviço:

VIII Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas
Data: 23 de agosto de 2019
Local: Bourbon Convention Ibirapuera
Endereço: Av. Ibirapuera, 2927 - São Paulo (SP)

Inscrições e mais informações: http://liderancas2019.femama.org.br

Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país.

Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br

Notícias ::