Brasil, 25 de Agosto de 2019

CINE 104 divulga programação da semana

Após reabrir às portas, o CINE 104 promove um programa duplo com exibição de dois documentários nos dias 14 e 15 de agosto, a partir das 19h30. A programação com curadoria assinada por Mônica Cerqueira, têm como proposta apresentar uma série de filmes produzidos por cineastas e coletivos locais

Em resposta ao bom momento do cinema mineiro e nacional, que tem conquistado reconhecimento internacional, o recém-inaugurado CINE 104 localizado na Praça Rui Barbosa, nº104, no Centro, próximo à Praça da Estação, promoverá semanalmente uma programação de filmes nacionais com exibições sempre às quartas e quintas-feiras.

Com uma programação diversa, criada pela curadora e cinéfila Mônica Cerqueira, o CINE 104 promoverá um programa duplo nos dias 14 e 15 de agosto, com a exibição de dois filmes diferentes em sessões consecutivas, às 19h30 e 20h45. Nesta semana, serão exibidos os documentários “My Name is now – Elza Soares” e “Ex-Pajé”.

A proposta é priorizar a exibição de filmes destacando a produção brasileira atual, sendo também uma oportunidade de convidar o público a assistir filmes que fazem parte de um momento muito positivo do cinema nacional, com diversas produções sendo reconhecidas e premiadas mundo a fora.

O primeiro filme, dirigido por Elizabete Martins Campos, propõe um olhar poético perante a vida e carreira da cantora, compositora e atriz, Elza Soares, um ícone da cultura brasileira, expondo as nuances das dores e do sucesso alcançado pela artista. Já o longa “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, que será exibido nos dias 14 e 15 de agosto, sempre às 20:45, acompanha a trajetória de Perpera, um ex-pajé, que busca, com obstinada persistência, restaurar a antiga essência de sua aldeia. O olhar de Bolognesi é cirúrgico em como representar a dura e triste realidade que os povos indígenas têm enfrentado no Brasil, especialmente no contexto atual, lidando com o genocídio de seu povo e com o etnocídio na esfera histórico-cultural.

Tanto “My name is now – Elza Soares” e “Ex-Pajé” estão concorrendo ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, na categoria documentário. Organizado pela Academia Brasileira de Cinema (ABC), entidade que funciona como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que realiza o Oscar, o evento vai anunciar os premiados ao Troféu Otelo no dia 14 de agosto, em São Paulo. Outras duas notícias que merecem destaque é que o filme de Elizabete Martins Campos é o único filme mineiro em competição no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, enquanto o documentário “Ex-Pajé” recebeu uma menção honrosa no Festival de Berlim/2018 e foi premiado no 23º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Durante toda a programação a venda de ingressos será realizada a partir das 18h30, na bilheteria física do CINE 104, por meio de compra presencial.

REINAUGURAÇÃO

A reinauguração do CINE 104 surge do desejo de consolidar o espaço como agente de valorização da cultura e manifestações artísticas locais, criando conexões e valorizando toda a rica produção realizada na cidade. Para isto, além da exibição de filmes, o espaço acolherá bate-papos e rodas de conversas com profissionais que expandem este importante diálogo. A curadoria é assinada por Mônica Cerqueira.

“Abrir nossa reinauguração trazendo a Mônica como curadora, uma pessoa que já representa o audiovisual em BH há muitos anos e possui grande conhecimento acerca dos coletivos que estão produzindo material no estado é essencial para nossa proposta. Até pouco tempo, o cinema no Brasil tinha sua verba quase 100% destinada ao Rio de Janeiro. Raramente víamos projetos e filmes sendo rodados por aqui e com as equipes daqui, mas isso hoje está mudando. Os dois filmes selecionados para a reabertura tem grande impacto e são um excelente retrato dos desafios atuais quanto aos espaços de fala que antes eram massacrados e hoje estão sendo percebidos e "defendidos" para o resgate da nossa cultura e riqueza”, explica Juliana Miari, gestora de projetos e comunicação do Centoequatro.

A reinauguração do CINE 104 é uma realização viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Lei de Incentivo à Cultura.

Sinopses e informações:

- “MY NAME IS NOW – ELZA SOARES”, de Elizabete Martins Campos /2018 (1h11 min) / Classificação: não recomendado para menores de 12 anos.

Filme sobre a cantora, compositora e atriz, Elza Soares, um ícone da cultura brasileira. Um documentário poético onde Elza fala de seu passado, suas dores e seu sucesso.

- “EX-PAJÉ”, de Luiz Bolognesi / 2018 / (1h21 min.) / Classificação: Livre

Desde o seu primeiro contato com o mundo ocidental em 1969, os indígenas Paiter Suruí, que vivem na fronteira dos estados de Rondônia e Mato Grosso, foram expostos a grandes mudanças: celulares, gás, eletricidade, medicamentos, armas e mídias sociais, alterando inteiramente o modo de vida nas aldeias. Fora isso, eles enfrentam permanentes conflitos e ameaças dos madeireiros e garimpeiros que agem ilegalmente na região e ainda, uma forçada doutrinação evangélica.

O filme acompanha a trajetória de Perpera, um ex-pajé, que busca, com obstinada persistência, restaurar a antiga essência de sua aldeia. No letreiro inicial do documentário as palavras do antropólogo Pierre Clastres expressam a terrível condição dessa e de outras tribos indígenas do país: “enquanto o genocídio assassina os povos em seu corpo, o etnocídio os mata em seu espírito”.

O filme recebeu uma menção honrosa no Festival de Berlim/2018 e foi premiado no 23º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

:: Serviço ::
CINE 104 divulga programação da semana
Datas: 14 e 15 de agosto
Horário: Primeira sessão: 19h; Segunda sessão: 20h45;
Ingressos: R$10 (inteira) / R$5,00 (meia-entrada) – nos programas duplos o público poderá pagar um ingresso e assistir aos dois filmes. Caso prefira assistir apenas o segundo filme, é só chegar às 20:45.
Bilheteria: Ingressos à venda a partir das 18h30
Endereço: Centoequatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro)
Telefone: (31) 3222-6457
E-mail:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS