Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Exposição “Vozes dos Livros” traz livros raros da Coleção de Ema Klabin

Exposição “Vozes dos Livros” traz livros raros da Coleção de Ema Klabin

Durante a programação, os visitantes terão acesso a livros raros que fazem parte da coleção de Ema Klabin e poderão ouvir trechos das publicações em instalações sonoras

Biblioteca possui acervo de 3 mil volumes e conta com exemplares raros. Coleção teve a orientação de José Mindlin. Foto divulgação.

De 17 de julho a 1º de setembro , das 14h às 18h, a Casa-Museu Ema Klabin promove a segunda edição da Exposição “Vozes dos Livros”. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer livros raros que fazem parte da coleção de Ema Klabin e ouvir trechos dos mesmos durante a visita .

Será possível prestigiar desde um Programa de inauguração do Teatro Maria Della Costa até obras raras de: Jean-Baptiste Debret (Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil), Mario de Andrade (Macunaíma –Cem Bibliófilos do Brasil - com ilustrações de Carybé), Jorge de Lima (Poemas Negros, com ilustrações de Lasar Segall), Simone de Beauvoir (La Femme Rompue - ilustrada pela irmã Hélène de Beauvoir e com dedicatória da autora para Ema Klabin), entre outras.

Com o tema “Identidades Paulistanas: O que eu trago? O que eu Levo”, a exposição percorre diferentes narrativas de construção de São Paulo que transitam entre a literatura e as antigas livrarias da cidade, o teatro, o costume de se corresponder por cartas com os entes distantes, a atuação da mulher na vida intelectual da cidade, a presença indígena e das populações negras em obras como Macunaíma, nos poemas de Jorge de Lima, em Câmara Cascudo ou em Cecília Meireles.

Investigando essa vasta Coleção em sua diversidade linguística e estilística encontramos vozes que falam dos paulistanos, e sua diversidade. São Paulo de muitos idiomas, que agregou muitas formas de ser e viver trazidos de países distantes ou de outros estados, das populações indígenas originárias ou das populações negras que vieram escravizadas.

Livro de Simone de Beauvoir tem dedicatória para Ema Klabin. Foto divulgação.

Instalações sonoras:

A cada cômodo da casa de Ema Klabin o público vai se surpreender com instalações sonoras com trechos marcantes de livros da coleção de Ema Klabin.

Os textos foram gravados em uma curadoria minuciosa pela equipe técnica do museu. Trechos de obras de Bertolt Brecht, Câmara Cascudo, Jean Baptiste Debret, Cecília Meireles, entre outros, poderão ser apreciados.

“ A ideia da Exposição “Vozes dos Livros” é por meio de instalações sonoras que apresentam trechos de livros, emprestar a voz para tantas outras vozes que vivem nessa incrível coleção de Ema Klabin. Também queremos convidar cada um dos visitantes a somar a sua voz e sua história a nossa. E refletir sobre o que a gente traz e o que a gente leva das nossas relações aqui em São Paulo”, explica a coordenadora do setor educativo da Fundação Ema Klabin, Cristiane Alves.

A programação contará também com oficinas e visitas fomentando um espaço de troca e diálogo entre a exposição e seus visitantes

Serviço:
Exposição “Vozes dos Livros” na Fundação Ema Klabin:
Data: 17 de julho a 1º de setembro - De 4ª a domingo
Horário: das 14h às 18h
Entrada : Sábados, domingos e feriados: entrada franca. De 4ª a 6ª : R$10 - Sem agendamento
Local: Fundação Ema Klabin - Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/ Fone : 3897- 3232
Não há estacionamento no local


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS