Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos debate, em Holambra, o destino do lixo nas cidades

Resíduos sólidos domésticos - Crédito: John Cameron/Unsplash Resíduos sólidos domésticos - Crédito: John Cameron/Unsplash

A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra convida toda a comunidade local para participar de um amplo debate sobre a gestão sustentável dos resíduos sólidos dos municípios da região. O evento será realizado no dia 3 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Convenções, ao lado do Moinho Povos Unidos, Alameda Mauricio de Nassau, 249, em Holambra

Preocupada com o saneamento ambiental referente à destinação final do lixo, a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra (AEAAH) promove o 1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos para envolver prefeituras da região, entidades que atuam na área do meio ambiente, professores e toda a comunidade em um amplo debate sobre o tema.

O evento, aberto ao público, será realizado no dia 3 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Convenções, ao lado do Moinho Povos Unidos, na Alameda Mauricio de Nassau, 249, em Holambra. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/1-forum-regional-de-residuos-solidos__537782, até o dia 23 de junho. As vagas são limitadas.

A AEAAH aproveitará o Fórum para lançar a Cartilha da Reciclagem, a ser distribuída aos moradores de Holambra e aos turistas, visando à conscientização quanto ao destino do lixo, com orientações sobre a separação dos resíduos.

Palestras

Para debater a gestão dos resíduos sólidos de residências, indústrias e comércio foram convidados os mais atuantes profissionais na área do meio ambiente. A proposta é traçar o perfil dos municípios quanto à gestão de seus resíduos, indicando a regionalização como uma opção para a sustentabilidade. O evento tem o apoio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), CREA-SP, Consab – Saneamento Ambiental, Mutua, Faculdade de Agronegócio de Holambra (FAAGROH) e Prefeitura Municipal de Holambra.

O primeiro tema a ser discutido, “Sustentabilidade no dia a dia”, será apresentado pela jornalista e ambientalista Neuza Árbocz. Na sequência, Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, falará sobre “Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes”. Valdemir Aparecido Ravagnani, superintendente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Cosimares), abordará o tema “Logística Reversa e a Economia Circular”.

A sócia e diretora técnica da Terra Saneamento Ambiental, Cilene Novaes Santos, apresentará a “Gestão de Resíduos” feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab). Também foram convidados para os debates Nilson Marconato, diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Holambra, e o chefe da Unidade de Gestão de Inspetorias de Campinas do CREA-SP, Marcelo Paes Maciel.

A parte da tarde será destinada a oficinas temáticas e ao compartilhamento de ideias, sob a coordenação da ecóloga e mestre em geoprocessamento Silvia Weel, da jornalista e ambientalista Neuza Arbocz, e do diretor-executivo do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Gavroche Fukuma. O evento tem o apoio de Terrara Meio Ambiente e Paisagismo, de propriedade de Claudia Vaamonde.

Serviço:
1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos
Realização: Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra
Local: Centro de Convenções, ao lado do Moinho Povos Unidos, na Alameda Mauricio de Nassau, 249
Data: 3 de julho de 2019
Horário: 8h às 17h
Entrada gratuita mediante inscrição no site até o dia 23 de junho https://www.sympla.com.br/1-forum-regional-de-residuos-solidos__537782
Vagas limitadas

Notícias ::