Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Grafite interativo é destaque de exposição no centro do Rio

Mostra “Grafitarte Digital” ocupará o Centro Carioca de Design com painéis criados por Juliana Fervo e Smael Vagner, além de convidar o visitante a criar sua própria arte em telão interativo

A arte de rua vem tomando conta do Rio de Janeiro e deixando a cidade cada vez mais colorida. Agora, o grafite vai ganhar as paredes do Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes, no Centro, com a mostra “Grafitarte Digital” que abre ao público no dia 13 de junho. A exposição será composta por dois painéis de grandes dimensões, pintados pelos artistas Juliana Fervo e Smael Vagner, além de uma instalação interativa na qual o visitante poderá criar sua própria arte, imprimir e levar de recordação. A iniciativa vai de encontro ao carácter social da mostra, que promoveu oficinas de grafite, gratuitamente, em duas escolas públicas, terminando com a transformação dos muros das instituições realizada pelos próprios alunos. Com patrocínio da Uber, o projeto tem como tema o empreendedorismo feminino.

A artista Juliana Fervo foi buscar na natureza a inspiração para criar o painel, com cerca de 25 m². Integrante do coletivo Ghetto Run Crew, a artista pintará seres híbridos de mulheres e borboletas para representar o poder de transformação feminino. “A mulher é um ser forte, que precisa criar asas para se libertar. Assim como o processo de metamorfose, é um caminho que precisamos percorrer sozinhas”, acredita a artista.

Já Smael Vagner vai usar sua paixão pela dança e retratar os corpos femininos a partir do balé. “Eu tenho muita admiração pelas grandes bailarinas do Brasil. Muitas mulheres são as líderes de suas companhias e conseguem gerir as pessoas de uma forma única. Foi o que me inspirou a criar minha arte dentro do tema de empreendedorismo feminino”, conta Smael.

Oficinas em escolas públicas

O projeto “Grafitarte Digital” - aprovado pela Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro e patrocinada pela UBER por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - também teve um braço social e promoveu oficinas de grafite em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Enquanto Juliana Fervo realizou os encontros no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu, o artista Smael Vagner desenvolveu as aulas na Escola Municipal Bahia, no Complexo da Maré. Foram oito semanas com 12 encontros em cada instituição, com turmas formadas por cerca de 40 estudantes, participando de aulas teóricas e práticas. Ao fim do curso, os grupos estão transformando os muros das escolas em lindos painéis de grafite.

“Para nós da Sagre Consultoria, é gratificante participar de uma iniciativa como esta. Ficamos muito felizes em unir a Uber a mais um projeto de transformação social, com capacidade de impactar a vida de tantas pessoas”, afirma Marco Antônio Junqueira, sócio-diretor da empresa.

Já para Cristina Figueiredo, diretora da Korporativa, empresa responsável pela idealização e execução do projeto, a mostra trata dos desdobramentos do grafite como linguagem urbana. “’Grafitarte Digital’ é um projeto socio cultural de intervenção urbana que consiste na interação artística dos participantes do projeto em espaços públicos e mobiliários urbanos. Uma mostra completa, criativa, educativa e irreverente, que vem dialogar com as mais modernas técnicas do ‘fazer arte’. O ineditismo desta mostra se dá por meio do suporte digital, onde todos os participantes serão protagonistas da exposição”, finaliza.

Serviço:

Grafitarte Digital
Abertura para convidados: 12 de junho, das 16h às 19h.
Temporada: 13 de junho a 6 de julho
Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes, 48. Centro.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Entrada: Grátis