Brasil, 15 de Setembro de 2019

Seminário gratuito discute o combate à exploração sexual infantil em São Paulo

Encontro tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre as formas de abuso e violência infantil

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para promover a conscientização da população sobre o tema, instituições das áreas de educação, assistência social e saúde do distrito de São Miguel, na Zona Leste de São Paulo, realizam na sexta-feira, dia 17, o I Seminário de Proteção e Prevenção das Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência. O encontro, que é gratuito e aberto ao público, vai acontecer no dia 17 (sexta-feira) no Galpão da ZL das 8h às 12h30.

O objetivo do Seminário é conscientizar a população sobre as formas de identificar e denunciar a violência. Os participantes terão a oportunidade de participar de mesas de debates, terão acesso a apresentações de dados oficiais do distrito, assim como a informações sobre o acolhimento da região. Promovido pela rede de proteção do Jardim Lapena, o Seminário conta com a participação de diversas instituições da região.

Os Centro Sociais Marista, Irmão Lourenço e Irmão Justino fazem parte das escolas sociais do Grupo Marista. Juntos eles atendem gratuitamente mais de 700 crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo. A participação no evento é uma forma de mostrar como as escolas podem contribuir com o acolhimento. “A ideia é usar a data para destacar as graves violações de direitos de crianças e adolescentes e trazer também as possibilidades para que todos defendam esses direitos”, explica a psicóloga do Centro Social Marista Irmão Lourenço, Michele Aparecida Morais Santos.

Combate ao abuso sexual e infantil

O Brasil é o 11º colocado, em um ranking de 40 Países, no combate ao abuso sexual infantil e à exploração. É o que aponta o estudo divulgado em janeiro deste ano pelo “Out of the Shadows Index”. Apoiado pelas fundações World Childhood Foundation e Oak Foundation, o estudo analisou os países melhores colocados no combate ao abuso sexual infantil e à exploração. O Brasil ficou com a média de 62 pontos, acima da média do grupo, que foi de 55 pontos. O documento destaca as leis de proteção das crianças assim como o aumento do engajamento do setor privado, da sociedade civil e o fortalecimento do tema na mídia.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas no link: https://forms.gle/252jKeuZHYU3Qndk9

Serviço:
I Seminário Direitos Humanos - Prevenção e Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência
Data: 18/05
Horário: das 8h às 12h30
Local: Galpão da ZL – Rua Serra da Juruoca, 112 – Jd Lapena – São Paulo (SP)
Quanto: gratuito e aberto ao público. Inscrições em https://forms.gle/252jKeuZHYU3Qndk9

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS