Brasil, 21 de Setembro de 2019

Belo Horizonte recebe de forma inédita o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise

  • Escrito ou enviado por  A Dupla Informação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, entre 19 e 22 de junho no Hotel Ouro Minas, o Congresso propõe um encontro de trocas de experiências e discussões profundas, por meio de atividades científicas e culturais, a respeito do estranhamento no processo psicanalítico.

Promovido pela FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) com apoio da SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais), o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise chega a Belo Horizonte com a temática “O Estranho – Inconfidências”. O encontro promoverá diversas atividades dentro da programação, além de convidar os participantes a uma atividade de imersão realizada em parceria com o Inhotim.

O tema escolhido celebra os 100 anos da obra “O Estranho” de Sigmund Freud e propõe um paralelo com a Inconfidência Mineira, a partir de nove eixos de discussão: “pensando a psicanálise”, “psicanálise e cultura”, a clínica, o conceitual, uso de tecnologias, comunidade e social, infância e adolescência, didático e o institucional.

PROGRAMAÇÃO

Durante três dias, 20, 21 e 22 de junho, esses eixos serão discutidos em 142 mesas redondas, para as quais foram convidados cerca de 400 apresentadores e debatedores, todos psicanalistas ligados à FEBRAPSI, cujas ideias e propostas contribuem para o desenvolvimento científico, respaldado na investigação e na experiência clínica. No total, são previstos cerca de 600 trabalhos teóricos e clínicos.

No decorrer do Congresso, estão programadas atividades do Congresso Didático, que é direcionado para discussões a respeito da formação em psicanálise. A partir do tema “O Estranhamento na formação psicanalítica - Confidências e Inconfidências”, o Congresso Didático promoverá quatro atividades nos dias 20, 21 e 22 de junho, recebendo como convidados o psicanalista Claudio Laks Eizirik (SPPA) e Cecilia Cruvinel, membro do Instituto de Psicanálise da SBPMG. Cada um deles redigiu um trabalho e as duas dissertações serão debatidas e comentadas na sessão plenária do dia 21, de 09 às 10h30.

Antes da abertura, nos dias 18 e 19 de junho, o Congresso promoverá seus tradicionais Working Parties, que são grupos de trabalho criados com o objetivo de promover discussões sobre os diversos modos de se pensar e de se trabalhar em psicanálise, como um laboratório ampliado de uma sala de análise. Inspirados no exemplo de WP criado pela Federação Europeia de Psicanálise (EPF), os Working Parties vêm sendo realizados há mais de 15 anos e oferecem uma experiência diferenciada de escuta e de investigação do método psicanalítico, a partir da observação e discussão do grupo.

Serão 5 métodos distintos trabalhados nos Working Parties: “Escuta da escuta”, “Métodos clínicos comparados”, “Microscopia da sessão analítica”, “Modelo dos três níveis (3-LM) “e “Sobre a especificidade do Tratamento Psicanalítico Hoje”. Os interessados em participar devem acompanhar a programação no site http://congressofebrapsi2019.com.br/content.php?p=programmingWorkingParties.

Com a proposta de imersão na experiência do estranho, o Congresso realizará no dia 18 de junho, dia que antecede a abertura, uma imersão artística e cultural profunda no Instituto Inhotim. Assim, os participantes interessados visitarão o centro de arte contemporânea e entrarão em contato com a obra dos artistas escolhidos de forma não mediada. A parte da manhã será dedicada à visitação, e na parte da tarde serão realizadas as mediações em uma atividade que contará com psicanalistas e profissionais da área de arte, tendo como foco “O estranho” segundo as afinidades poéticas dos artistas.

Durante três dias, 20, 21 e 22 de junho, o Congresso oferecerá mais de 140 mesas redondas, compostas por psicanalistas de diferentes federadas, com o intuito de trocar experiência e mostrar como profissionais de cada região do país estão trabalhando e pensando a psicanálise brasileira. Os interessados no XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise podem se inscrever e obter mais informações acessando o site http://congressofebrapsi2019.com.br/index.php.

::Serviço::
XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise: “O Estranho – Inconfidências”
Quando: 19 a 22 de junho
Onde: Hotel Ouro Minas
Realização: FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise) com apoio da SBPMG (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais)
Informações: http://www.congressofebrapsi2019.com.br/index.php
Inscrições: http://www.congressofebrapsi2019.com.br/content.php?p=subscribe


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS