Brasil, 22 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Inspirado em tradição portuguesa, São Roque terá Festival de Monção

Evento criado pela Vila Don Patto é versão brasileira da Feira da Foda e será realizado nos dias 20 e 21 de abril

Em busca de, cada vez mais, celebrar as origens portuguesas da família, a Vila Don Patto, em São Roque, realiza, nos dias 20 e 21 de abril, o Festival de Monção. Pratos típicos, vinhos, artesanato e música fazem parte da ocasião, cuja inspiração é a Feira da Foda, criada na cidade de Monção, em Portugal, e que conta com edição anual.

Segundo relatos, o nome ousado do festejo português teve origem há muitos anos, quando os habitantes de um vilarejo não tinham rebanhos e iam a feiras para adquirir animais. Para que o gado parecesse bem tratado, os criadores colocavam sal no alimento, o que obrigava os ‘bichinhos’ a beberem mais água, aparentando serem mais gordos.

Ao abater o animal, os compradores descobriam a façanha e exclamavam ‘que grande foda!’. A partir de então, os cordeiros, passaram a ser nomeados de “foda” e, em Monção, o tradicional Cordeiro à Moda de Monção – cordeiro assado em recipiente de barro no forno à lenha – é popularmente chamado de Foda à Monção.

Na versão brasileira, idealizada pela Vila Don Patto, além de experimentar o tradicional Cordeiro à Moda de Monção, os visitantes poderão saborear outras iguarias, tais como bolinho de bacalhau, bolinho de alheira e pastel de natas. Os amantes do vinho poderão levar para casa taça personalizada do evento.

“Nosso objetivo é fazer uma releitura da Feira da Foda, adaptando aos gostos do brasileiro”, destaca Tulio Patto, diretor do centro gastronômico. “É uma oportunidade para conhecer um pouco desta tradição portuguesa e passar um fim de semana diferente com a família ou amigos”, completa.

O festejo será realizado na La Piazza Don Patto, espaço destinado aos artesãos locais e que foi recém-inaugurado, onde os quitutes e bebidas estarão disponíveis em barracas sob uma tenda. A compra das comidas deverá ser feita com tíquetes, cuja venda será feita durante todo o evento.

Serviço – Festival de Monção:

Data: 20 e 21 de abril de 2019

Horário: no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h

Local: Vila Don Patto – Estrada do Vinho, KM 2,5 – Bairro Sorocamirim – São Roque – SP

Sobre a Vila Don Patto

Em São Roque, o centro gastronômico conta com restaurantes italiano e português, choperia e cervejaria, boulangerie, cafeteria, sorveteria, pastifício, empório e adega. Para entreter toda a família, o espaço oferece playground e redários.

Cercado pela natureza, o local recebe eventos como corporativos e casamentos, além de dispor de comodidades como heliponto. Fundado em 2010 por Julio Patto, o objetivo inicial era reviver as origens portuguesas, porém, atualmente, também possui restaurante italiano.

www.viladonpatto.com.br

Notícias ::