Brasil, 24 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Juiz de Fora recebe evento de lançamento do dia C 2019

A cidade mineira de Juiz de Fora recebe, entre os dias 17 e 18 de abril, o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019, movimento de voluntariado desenvolvido há 10 anos pelo Sistema Ocemg. O evento será realizado na Unimed Juiz de Fora (Rua Espírito Santo, nº 1.115, 8º andar - Centro). Mais informações pelos telefones (31) 3025-7134, 3025-7110 e 3025-7109.

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram mais de 5,6 milhões de atendimentos durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil.

O Lançamento do Dia C tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre a proposta do movimento em 2019, por meio de subsídios metodológicos e motivacionais, para adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.

Na ocasião, os participantes terão a possibilidade de desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação e a sensibilização para o desenvolvimento integral das pessoas na cooperativa e na mobilização para a intercooperação.

O Dia C em Minas

O Dia de Cooperar é um movimento de voluntariado cooperativista que foi abraçado pelas cooperativas do Estado. Ano após ano, as ações em prol da comunidade tornam-se mais encorpadas e abrangentes, mostrando que o setor vai muito além do âmbito econômico. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as cooperativas desenvolvem projetos que levam em consideração as necessidades e a realidade dos municípios onde atuam, em ações continuadas de promoção e assistência social, de saúde e de proteção ao meio ambiente, entre outras.

A iniciativa conta com grande adesão em todo o Estado. Em 2018, 263 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar, com 185 projetos.

Conheça alguns exemplos

A Unimed Juiz de Fora realizou no Dia C 2018 a campanha “Não seja frio como o inverno, doe!” que envolveu e beneficiou vários públicos, mobilizando um expressivo número de pessoas. Durante a campanha, a cooperativa disponibilizou pontos de coleta em todas as unidades e contou com o apoio de 381 voluntários. Foram selecionadas para receber as doações a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, os Seguidores do Bem, Projeto Recomeçar, Sociedade Beneficente Mão Amiga, Grupo de Ronda Bom Samaritano e da Igreja São Mateus. Com o projeto foi possível arrecadar 2.000 peças. O material doado beneficiou 250 pessoas.

Um mundo mágico proporcionado por meio da literatura foi a proposta da Coopdebjuf com o projeto “A Arte de Contar História”. A iniciativa beneficiou a entidade Amigos de Mãos Abertas (AMA), de Juiz de Fora, contemplando 45 pessoas. Os 15 voluntários envolvidos na ação promoveram diversas atividades com o objetivo de estimular o interesse pela leitura. Em parceria com empresas da região, foi possível envolver as crianças com histórias e canções. No Dia C, foi criado também um espaço de beleza e distribuídas garrafinhas de água. A garotada ainda participou de um sorteio de brindes e comemorou com muita pipoca e guloseimas.Os voluntários e parceiros que contribuiriam com a doação de itens, brindes e tempo dedicado a estimular as crianças a conhecerem o mundo encantado da literatura. Na ocasião, também houve doação de 1.500 itens de materiais de limpeza à entidade.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Lançamento do Movimento Dia de Cooperar (Dia C) 2019

Programação:

1º Dia:

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
9h30 - Apresentação do Programa Dia C 2019
10h - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social
12h - Almoço
13h - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
15h30 - Intervalo
15h45 - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
17h30 – Encerramento

2º dia:

8h - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
10h15 - Intervalo
10h30 - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
12h30 - Almoço
13h30 - Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
14h30 - Preenchimento do Projeto no SIG
16h - Encerramento

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::