Brasil, 22 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Casa–Museu Ema Klabin expõe gravuras de Rembrandt

Nos 350 anos de Rembrandt, exposições pelo mundo celebram o pintor que é um dos nomes mais famosos da história da arte

Curadoria Paulo Costa
De 27 de abril a 30 de junho

Em 2019, sua morte completa 350 anos, e museus de todo mundo montam exposições para celebrar o extraordinário legado artístico desse pintor, gravador, impressor e desenhista, mestre do Século do Ouro Holandês.

De 27 de abril a 30 de junho, a Casa-Museu Ema Klabin, no jardim Europa, em São Paulo, promove a exposição “Gravuras de Rembrandt”, com curadoria do arquiteto Paulo Costa. Obras da coleção estarão em destaque na entrada do museu.

Nu feminino reclinado - Rembrandt H. van Rijn - Coleção Fundação Ema Klabin-Foto divulgação.

São cinco gravuras que fazem parte da coleção de Ema Klabin, todas originais de Rembrandt, além de detalhes de sua história e técnica . Entre as gravuras, estão: Retrato do Caligrafista Lieven Van Coppenol (1658. Água-forte e ponta-seca); Jovem sentado no chão com uma perna estendida(1646. Água-forte e ponta-seca); Cristo e a Samaritana(1658. Água-forte e ponta-seca); Nu feminino reclinado (1658. Água-forte, ponta-seca e buril); Estudos da cabeça de Saskia e outros(1636. Água-forte).

De acordo com o curador Paulo Costa, uma das gravuras Jovem sentado no chão com uma perna estendida (1646) foi adquirida por Ema Klabin em uma galeria do Rio de Janeiro em 1947. “Acreditamos que todas as outras gravuras de Rembrandt tenham sido adquiridas por Ema Klabin ainda nesse período de início da coleção”, acrescenta.
Retrato do Caligrafista Lieven Van Coppenol - Rembrandt H. van Rijn - Coleção Fundação Ema Klabin-Foto divulgação.

Sobre Rembrandt:

No período de sua vida (1606-1669), Rembrandt era pouco conhecido fora de seu país e a divulgação de sua obra era – como de tantos outros artistas – realizada principalmente por meio da produção de gravuras.

Grande parte dos artistas apenas fornecia desenhos para que gravadores produzissem as matrizes de impressão, mas Rembrandt teve especial interesse pela técnica, conseguindo produzir obras que buscavam refletir diversos aspectos de sua pintura, especialmente pela exploração dos jogos de luz e sombra.

Abrangendo diversos assuntos, entre estudos, retratos, paisagens e temas bíblicos, as gravuras de Rembrandt só seriam reconhecidas pelo seu caráter inovador e transgressor postumamente, e até hoje são objeto de interesse de museus e colecionadores de todo o mundo.

Serviço:

Exposição: Gravuras de Rembrandt

Curadoria: Paulo Costa

Início: 27 de abril – 14h

Período: De 27 de abril a 30 de junho

Visitação: De quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento.

Entrada: Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. De quarta a sexta-feira o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo Tel: 55 11 3897-3232