Brasil, 19 de Março de 2019

+ F O N T E -

Newton Paiva promove Arduino Day em Belo Horizonte

Evento acontece simultaneamente em 95 países e reúne admiradores do Arduino, uma das mais populares plataformas de prototipagem eletrônica do mundo. Em Belo Horizonte, será no Fab Lab da Newton e terá oficinas, apresentações e um inédito desafio em que os participantes terão 4 horas para transformar lixo eletrônico em algo incrível com o Arduino; peças e equipamentos serão coletados no local, por participantes e todos que quiserem descartar equipamentos usados

Neste sábado, 16 de março, profissionais e amadores apaixonados pelos desafios da programação, robótica e prototipagem estarão reunidos em 534 locais, de 99 países, para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a plataforma de código aberto, Arduino. Em Belo Horizonte-MG, pelo quarto ano consecutivo, o Arduino Day será no Fab Lab da Newton, que abre suas portas das 9h às 17h para leigos e experts de todas as idades participarem de palestras, oficinas e uma desafiadora competição.

A programação começa às 9h30, com a jovem youtuber Hérika Ströngreen, do canal Ströngreen, explicando como “Utilizar a IDE do Arduino para o NodeMCU”. Às 10h, será a vez da equipe de robótica IronBot, formada por alunos de Engenharia da Newton, ministrar a oficina “Arduino na robótica”. A programação da manhã termina com uma apresentação da equipe do Smart Campus sobre sensores para cidades inteligentes, sendo uma às 11h e outra às 11h30.

À tarde, a programação do Arduino Day na Newton continua atendendo tanto iniciantes como quem já conhece a plataforma de prototipagem. Das 13h às 17h, o youtuber Tio Stark ministra a oficina Toy Makeover e ensina a transformar bonecos simples de plástico em super-heróis. Outra opção – das 15h às 16h - é a oficina que ensina a montar um robô autônomo com peças de Lego para combate em um Sumô de Robôs. A programação da tarde do Arduino Day no Fab Lab da Newton ainda inclui uma oficina sobre o Micro:bit, uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e está transformando a educação.

Outra atração do Arduino Day em Belo Horizonte será o Desafio ArduHack, em que os participantes terão 4 horas – das 13h às 17h -, para transformar lixo eletrônico em algo incrível com o Arduino. Para a competição, serão usados monitores, carregadores, fios, cabos, teclados,
celulares, entre outros produtos eletroeletrônicos que serão descartados no dia do evento pelos participantes do Arduino Day e por outros interessados em dar a destinação correta ao lixo eletrônico e podem aproveitar essa oportunidade para fazer o descarte.

“O Arduino Day é uma excelente oportunidade para reunir todos que curtem tecnologia, eletrônica, automação e Internet das Coisas, de todas as idades e níveis de conhecimento”, diz Carla Werkhaizer, fabmanager do Fab Lab da Newton Paiva. “Este ano, vamos transformar a placa Arduino em projetos revolucionários”, completa Marley Luciano, mentor de Eletrônica e IOT do Fab Lab e organizador do “Arduino Day” na Newton

Além das oficinas e apresentações, o Arduino Day contará também com demonstrações de produtos da 3D Lab, Eletrogate e robótica DHELL.

Serviço – Arduino Day Belo Horizonte
Data: 16 de março (sábado)
Local: Fab Lab Newton - Campus Buritis I (Rua José Cláudio Resende, 420)
Inscrições: credenciamento no local
Mais informações: https://www.newtonpaiva.br/noticias/arduino-day-2019

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva - Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, o Centro Universitário Newton Paiva está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton, como é conhecida, oferece cursos de graduação, pós-graduação e à distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o FabLab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênio e acordos com instituições educacionais internacionais. Veja mais em newtonpaiva.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::