Brasil, 27 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Após dia de descanso, Gabriela Vassel, de Ilhabela, e Gustavo Glimm, do RS, lideram 47º Brasileiro de Optimist em Ilhabela

Competição recomeçou neste domingo com três regatas na Ponta das Canas

Depois de um merecido dia de descanso, as atividades na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, onde está sendo disputado o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, voltaram a todo vapor. Com o fim da Copa Brasil de Estreantes, apenas os velejadores veteranos seguem velejando e disputaram, neste domingo, três regatas em raia montada próximo à Ponta das Canas, no norte do Canal de São Sebastião, onde sopra o vento leste. Como o campeonato já chegou na metade, eles foram divididos em flotilha ouro (os melhores colocados) e prata.

Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, segue na liderança da competição com 30 pontos perdidos, 16 a menos que Theo Chao, do YCSA, segundo colocado, com 46. Gabriela Vassel, da flotilha Borrachudo de Ilhabela é a melhor colocada entre as meninas, em 7º geral.

Dentre os 134 velejadores veteranos quatro merecem destaque por terem vindo de longe. A flotilha do Chile, representando clube de Algarrobo, na região de Valparaíso, trouxe quatro atletas e tem dois entre o top 15 da flotilha ouro. “A raia de Ilhabela é boa, o vento é bom. O campeonato aqui no Brasil é diferente do que estamos acostumados a correr no Chile, lá venta menos e tem menos gente competindo, a flotilha é menor. Fora que tem muita gente boa aqui”, disse Nicolas Halles, melhor colocado da equipe, na sexta posição. A vinda do time chileno confirma uma tendência que tem acontecido nos dois últimos anos com a participação de estrangeiros. Em 2017, em Vitória, a Alemanha mandou uma delegação, enquanto em 2018, na Bahia, foi a vez da França enviar seus representantes.

Resultados:
1. Gustavo Glimm, VDS, 30 pontos perdidos
2. Theo Chao, YCSA, 46 pp
3. Bernardo Martins, ICRJ, 46 pp
4. Erick Carpes, VDS, 49 pp
5. Pedro Cardoso, ICES, 54 pp

A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. Nesta sexta-feira será realizado o Campeonato Brasileiro de Optimist por Equipes, uma disputa entre estados, com 16 equipes participantes e um formato eliminatório. A Copa Brasil de Estreantes também chega ao fim e os dois eventos terão premiação a partir das 19h na Escola de Vela Lars Grael. As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube, Facebook e Whatsapp pelo número (11) 94158-2468. Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS). As fotos estão disponíveis na fanpage da Fevesp no Facebook.

O 47º Campeonato Brasileiro tem a realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, organização da Fevesp, Escola de Vela Lars Grael e Mídia Certa Ilhabela Brasil e apoio Institucional CBVela e ABCO.

13h: Regatas Brasileiro de Optimist

13h: Regatas Brasileiro de Optimist