Brasil, 21 de Março de 2019

+ F O N T E -

Documentário inédito narra a história do Rio Paraíba do Sul, um dos principais do Brasil, no SescTV

A produção viaja por toda a extensão do rio, desde a sua nascente, em Areias – SP, até a sua foz, em São João da Barra – RJ

 

Responsável por fornecer alimentos e energia para estados da Região Sudeste do país, o Paraíba do Sul tem sua história contada no documentário Caminhos do Mar (2018, 86 min.), dirigido por Bebeto Abrantes e exibido pela primeira vez no SescTV, no dia 11/1, sexta, às 23h. A produção traz depoimentos de ribeirinhos, pescadores e estudiosos, que falam sobre o rio e destacam, entre vários temas, a sua nascente, a importância do abastecimento para pessoas que vivem ao longo de seu trajeto, o desmatamento e o uso inconsciente de sua água pelos habitantes da cidade. (Assistida também em sesctv.org.br/aovivo.)

Com cerca de 1.150 quilômetros de extensão, o Rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no município de Areias - SP. Segundo João Paulo Villani, diretor do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, 13 milhões de pessoas, por todo o seu percurso, são abastecidas pela sua água, mas nem todas respeitam a natureza de seu entorno. Ele conta que, no passado, o local foi desmatado e diversos tipos de madeiras foram levados dali. “Depois transformaram o que sobrou dessa floresta em carvão e, em terceiro plano, veio a pastagem”. De acordo com Villani, o processo de regeneração da região começou quando foi criado o Parque Estadual da Serra do Mar, localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O canoeiro Antônio Rezende sente dificuldade para navegar e pescar por falta de limpeza e remoção de detritos do fundo do rio. Ele comenta que hoje a população que depende do Rio Paraíba do Sul vive com menos de 30% da água que existia há 30 anos. O documentário chama a atenção para a poluição urbana e hídrica, com casas construídas no leito do Rio Paraíba do Sul e acúmulos de detritos e lixos em seu fundo. Na região da praia de Atafona, em São João da Barra - RJ, o pescador artesanal Gilson Dias assegura que de 200 a 220 casas foram invadidas pelo mar.

Na Fazenda da Taquara, em Barra do Piraí - RJ, Marcelo Streva lembra como o seu tataravô, um português, desenvolveu ali a monocultura do café no início do século 19, com o trabalho de mais de 200 escravos. Segundo ele, os negros escravizados foram peças fundamentais para o crescimento da propriedade, assim como o Paraíba do Sul. “Esse rio foi importantíssimo no escoamento do café”, afirma Streva.

A produção Caminhos do Mar aborda, ainda, as grandes bombas que retiram até 2/3 das águas do Rio Paraíba do Sul, escoando-as na região metropolitana do Rio de Janeiro para abastecer nove milhões de pessoas; os pescadores artesanais; e a relevância do rio para a agricultura, a pecuária e a cultura da cana de açúcar.

 

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Documentário

Caminho do Mar (2018, 86min.)

Estreia: 11/1, sexta, às 23h

Reapresentação: 15/1, terça, à 1h.

Classificação indicativa: 10 anos

Direção: Bebeto Abrantes

Produção: Bang Filmes & Produções

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::