Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Canal exibe curtas-metragens inéditos que mostram a pluralidade da produção audiovisual brasileira atual

Produzidos na Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, os filmes serão exibidos no SescTV entre os dias 6 e 27 de dezembro

Em dezembro, o SescTV estreia filmes de ficção realizados na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As produções vão ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 21h, na faixa + Curtas, e trazem histórias de solidão, medo, mistério, amores secretos e lendas amazônicas. São elas: Ruby, que tem direção de Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureiro; Carranca, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; As Verdades Temporárias, de Eduardo Kishimoto; Shokogun, de Clara Lobo; Não me Prometa Nada, de Eva Randolph; A Mula Teimosa e o Controle Remoto, de Hélio Villela Nunes, e Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi. A programação também pode ser assistida em sesctv.org.br/aovivo.

No dia 6, o curta Ruby (RS, 2015, 17 min.) mescla documentário e ficção para traçar um breve perfil de Ruby, um artista da Outsider Art (em português, Arte Bruta), que vive sozinho em uma casa próxima à praia, e se inspira na natureza e na fotografia para criar suas obras. O filme venceu diversos prêmios, entre eles, as categorias Crítica, Público, Revelação e Cineclube no Festival de Cinema Luso-brasileiro da Feira, em Portugal, em 2015. Na sequência, a ficção Carranca (BA, 2014,10 min.), ambientada às margens do Rio São Francisco, traz no roteiro uma carranca e uma menina que sente medo do que tem em torno do rio e de seus mistérios.

No dia 13, o filme As Verdades Temporárias (SP, 2009, 15 min.) mostra uma moça que desperta numa cama de casal ao lado de um senhor que tem três vezes a sua idade. Ela não entende o que está acontecendo. Ao longo do dia, este senhor, seu filho e sua neta tentarão a todo custo persuadi-la de que ela faz parte da família, e deve permanecer na casa. O curta tem no elenco o cineasta Carlos Reichenbach. Logo depois, em Shokogun (SP, 2015, 14 min.), uma venezuelana e uma brasileira vivem sensações de medo, solidão, tédio e incertezas e passam por estranhas transformações em uma grande cidade da América do Sul.

Com estreia no dia 20, a ficção Não me Prometa Nada (RJ, 2016, 21 min.) fala sobre a paixão secreta de dois primos chineses, Hua e Ayon. Tudo vai bem com eles até o momento em que Ayon é chamado de volta para a China. O curta mostra as ruas do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, que se preparam para o Ano Novo Chinês, enquanto a paisagem carioca se transforma para a Olimpíada.

Fechando a programação, no dia 27, a também ficção A Mula Teimosa e o Controle Remoto (SP, 2010, 15 min.) traz a descoberta da amizade e cumplicidade entre um garoto do campo e um menino da cidade; e em Naiá e a Lua (SP, 2010, 13 min.), uma jovem índia se apaixona pela lua de tanto ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu. O filme recebeu o prêmio de Melhor Curta de Ficção no Curta Carajás - Festival de Cinema de Parauapebas em 2010; o de Melhor Curta de Ficção do Júri Popular no Amazônia Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema em 2010; e o de Menção Especial no International Short Film Festival Oberhausen, na Alemanha, em 2011.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

+ Curtas

Ruby (RS, 2015, 17 min.)

Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureiro

Carranca (BA, 2014,10 min.)

Direção: Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira

Dia/horário: 6/12, quinta-feira, a partir das 21h

Reapresentações: 8/12, sábado, a partir das 20h; 9/12, domingo, a partir das 6h30 e das 13h30; 10/12, segunda, a partir das 22h; 11/12, terça, a partir das 15h30; e 12/12, quarta, a partir das 6h30.

Classificação indicativa: Livre

As Verdades Temporárias (SP, 2009, 15 min.)

Direção: Eduardo Kishimoto

Classificação indicativa: 14 anos

Curta: Shokogun (SP, 2015, 14 min.)

Direção: Clara Lobo

Classificação indicativa: 12 anos

Dia/horário: 13/12, quinta-feira, a partir das 21h

Reapresentações: 15/12, sábado, a partir das 20h; 16/12, domingo, a partir das 6h30 e a partir das 13h30; 17/12, segunda, a partir das 22h; 18/12, terça, a partir das 15h30; e 19/12, quarta, a partir das 6h30.

Não me Prometa Nada (RJ, 2016, 21 min.)

Direção: Eva Randolph

Dia/horário: 20/12, quinta-feira, às 21h

Reapresentações: 22/12, sábado, às 20h; 23/12, domingo, às 13h30 e às 13h30; 24/12, segunda, às 22h; 25/12, terça, às 15h30; e 26/12, quarta, às 6h30.

Classificação indicativa: 12 anos

A Mula Teimosa e o Controle Remoto (SP, 2010, 15 min.)

Direção: Hélio Villela Nunes

Naiá e a Lua (SP, 2010, 13 min.)

Direção: Leandro Tadashi

Dia/horário: 27/12, quinta-feira, a partir das 21h

Reapresentações: 29/12, sábado, às 20h; 30/12, domingo, às 13h30 e às 13h30; e 31/12, segunda, às 22h.

Classificação indicativa: Livre

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::