Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

‘Música Nos Hospitais’ Leva Concerto Gratuito Ao Graac

Sob regência do médico Samir Rahme, a apresentação da Orquestra do Limiar acontece em 12 de dezembro

Iniciativa da Associação Paulista de Medicina - APM com aprovação do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, o projeto “Música nos Hospitais” comemora 13 anos de muito sucesso e segue sua programação 2018. A próxima apresentação da Orquestra do Limiar será realizada em 12 de dezembro, no GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer, às 11h.

A unidade de saúde será palco de um concerto que, sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, acontece primeiramente no salão principal e, depois, segue para os corredores, garantindo que a música de qualidade chegue também aos pacientes que não podem se deslocar.

Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.

Realizado neste ano em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, o projeto tem programação 100% gratuita e, até um fim do ano, terá passado por 13 instituições nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

Desde 2004, o programa foi realizado 176 vezes, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares. Ao longo desses anos, a APM, junto aos parceiros, buscou impactar positivamente o dia a dia das pessoas nos hospitais e, desta forma, ampliar também o gosto pela música erudita e instrumental.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association - AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy - WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

Formação da Orquestra do Limiar

Regência: Samir Rahme

Spalla: Marcos Scheffel

Violinos: Kleberson Buzo, Gabriel Gorun, Luiz Gustavo Nascimento, Marcela Sarudiansky, Wassi Carneiro, Jair Guarnieri, Tiago Paganini e Nikolay Iliev Iliev

Violas: Everton de Souza e Daniele Benedecte

Violoncelos: Fábio Petrucelli e Mayara Alencar

Contrabaixo: Thiago Hessel

‘Música nos Hospitais’ • Apresentação no GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer
Data: 12 de dezembro (quarta-feira)

Hora: 11h

Onde: Rua Pedro de Toledo, 572, Vila Clementino, São Paulo

Sobre a Orquestra do Limiar

Fundada em 2002 pelo maestro e médico Samir Rahme formado em Composição e Regência na UNESP, que fez sua estreia em um simpósio médico realizado na Sociedade Antroposófica, em São Paulo. Desde a sua criação, e sob o lema “Música para a Alma”, vem apresentando concertos de música instrumental e erudita em congressos, eventos e hospitais, permitindo a milhares de pessoas a oportunidade de entrar em contato com obras clássicas, elevando, dessa forma, seu estado de espírito com o poder curativo da música.

Sobre a Associação Paulista de Medicina

Fundada em 1930, a APM é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes “Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família” e “Hiroshima e Nagasaki: Um Agosto para Nunca Esquecer!”.Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, escola de artes, biblioteca, pinacoteca e Museu de História da Medicina.

Sobre o Aché Laboratórios Farmacêuticos

O Aché é uma empresa 100% brasileira. Com 53 anos de atuação no mercado farmacêutico, tem como proposta levar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam. Conta com mais de 4.700 colaboradores, todos engajados em concretizar o propósito da companhia, orientando-se pelos valores de integridade, respeito, ousadia, inovação, excelência e sustentabilidade. Por meio de leis de incentivo, apoia iniciativas voltadas à saúde, por entender que esta é uma maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::