Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Show em BH propõe mergulho na cultura espanhola

No dia 12 de dezembro, o Bar Museu Clube da Esquina, eleito pela Revista Veja o espaço com melhor música ao vivo de Belo Horizonte, será palco para apresentações do grupo Latinamerica, que trará fortes influências de sons da música latina instrumental. Com apoio do Instituto Cervantes BH, órgão oficial do governo da Espanha no Brasil e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol, o grupo se apresenta a partir das 20h.

O grupo é formado por músicos com formação erudita e popular: João Vianna (trompete), Arildo Nani (Percussão) e Luciano Soares (guitarra). O violonista espanhol Julio Ramirez, renomado músico com passagens por diversos festivais internacionais, se junta ao grupo para o show. O artista tocou com Paco de Lucia, guitarrista espanhol de flamenco reconhecido internacionalmente, e atualmente vive em Belo Horizonte.

Os artistas vão passear pelos ritmos flamencos, estilo de música, canto e dança da região da Andaluzia, um dos símbolos mais tradicionais da cultura espanhola. Com releituras para canções de raízes fincadas em países latinos, os mineiros propõem um intercâmbio com a música brasileira. "Para desenvolvermos um trabalho que equilibrasse nossas influências, usamos a linguagem de músicos brasileiros na fusão de estilos, como bossa nova, samba e alguma coisa de MPB, e tocamos com arranjos ligados à música latina", detalha o trompetista João Vianna.

No repértorio, todo instrumental, serão apresentados clássicos espanhóis e latinos, além de importantes referências brasileiras, que ganham versão em ritmos hispânicos, como salsa e merengue. O projeto musical apresenta um trabalho com arranjos elaborados e releituras para temas da música espanhola, brasileira e latino-americana, explorando a sonoridade dos instrumentos de forma única em performances virtuosas dos músicos.

"O Latinamerica visa valorizar a música, a dança e a cultura dos países de língua espanhola e o Brasil. Temos muito a aprender com as diferenças culturais e o evento promove um agradável espaço para aqueles o público conhecer de perto a cultura latina, que é bem próxima a nossa", afirma João.

Além do repertorio musical do grupo Latinamerica, o público poderá conferir uma apresentação de dança flamenca.

Show Latinamerica - Bar Museu do Clube da Esquina

Local: R. Paraisópolis, 738 - Santa Tereza