Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Festival Fartura – Comidas Do Brasil Tem Segunda Edição Em Portugal, 16 E 17 De Novembro, No Time Out Market Lisboa

EVENTO TEM A MISSÃO DE LEVAR A GASTRONOMIA BRASILEIRA À EUROPA E ESTREITAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ENTRE OS DOIS PAÍSES

Após percorrer mais de 70 mil km em todos os estados brasileiros, mapeando a gastronomia – ingredientes, receitas e personagens – e levando festivais para todas as regiões do país, a Plataforma Fartura desembarca pela segunda vez na Europa para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronômicas, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Time Out Market em Lisboa.

Além de mostrar a diversidade da gastronomia brasileira fora do país em cozinhas ao vivo para o público, um dos objetivos principais do Festival é promover oportunidades de negócios entre chefs, produtores e empresários brasileiros e portugueses. Com patrocínio da Apex, a programação do evento inclui rodadas de negócios, bate-papos e um coquetel pra networking.

Os produtores da Cachaça Batista (MG), Café Fazenda Caeté (MG), Duduxo Alimentos - com farinha de mandioca (MG), Sococo – coco e derivados (SP), A Tal Castanha – castanha e derivados (CE), Frutã – polpa de frutas (CE), Lima Premium – farofa, Palmito Palma – palmito de açaí (PA), Meu Garoto – cachaça de jambu (PA) e Vapza – alimentos a vácuo (PR) levarão seus produtos a Portugal e terão encontros estratégicos com os principais empresários e chefs do país, a fim de finalizar negócios. Os chefs brasileiros também terão encontros marcados com produtores portugueses de queijo, sal e azeite, para estreitar relações para futuras importações.

Em 2017, a Plataforma expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal as influências na gastronomia brasileira, tornando o país o primeiro destino do projeto fora do Brasil. “Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão maior, com dois espaços em um centro de renome, como o Time Out Market. Nosso foco é mostrar, de forma interativa, nossa diversidade cultural e gastronômica e seus pontos de conexão. Valorizar nossos chefs e produtos, estabelecer uma plataforma de negócios internacionais, visando também o network”, explica Patrícia Tavares, Diretora de Relações Internacionais da Plataforma Fartura.

Sobre a programação gastronômica

Com curadoria gastronômica brasileira de Luiza Fecarotta, foram convidados chefs de todas as regiões brasileiras, referências em suas cozinhas: representando o Brasil, Bel Coelho (SP), pesquisadora que já passou por renomados restaurantes no mundo, como o três estrelas Michelin “El Celler de Can Roca”; a promessa mineira Caetano Sobrinho (MG – Sudeste); Carlos Kristensen (RS - Sul), seis vezes premiado na capital gaúcha; Ariani Malouf (MT – Centro-Oeste), considerada a melhor chef de Cuiabá (Veja 2018); Ivan Prado (CE - Nordeste) autor do projeto Saberes e Sabores do Ceará; e o pesquisador da gastronomia paraense Felipe Gemaque (PA – Norte). Acompanham a comitiva, produtores brasileiros de cachaça, café, pão de queijo, castanha de caju, sal, açaí, tapioca, entre outros.

Chefs e produtores portugueses de renome também participam, em um intercâmbio de conhecimentos e sabores. Entre os já confirmados estão Vitor Sobral, do A Tasca da Esquina, referência da gastronomia lusófona; o premiado João Rodrigues, que chefia o Feitoria, com sua estrela Michelin; Justa Nobre, que comanda o restaurante A Justa, reconhecido pelas receitas tradicionais reinventadas; e a jovem Ana Moura, que apresenta uma cozinha de autor.

"A ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha - e vice versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”, explica o Diretor Geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz.

O Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal tem patrocínio da APEX, apoio institucional dos governos de Minas Gerais, Pará e Ceará; midia partner Globo Internacional e colaboração de João Portugal Ramos Vinhos, Cerveja Vadia, Savy Gin e Octoni Negócios Internacionais.

Programação no Time Out Market:

16 de novembro

14h às 17h e 19h às 22h - Estúdio - Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura (aberto ao público).

14 às 16h - Cozinha ao vivo com a chef brasileira Bel Coelho e o chef português Hugo Brito.*

16h às 17h – Conversas com o chef português João Rodrigues, a chef brasileira Ariani Malouf e produtor português de sal marinho Jorge Raiado*

18h às 20h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Caetano Sobrinho*

22h às 00h - Cozinha ao vivo com a chef brasileira Ariane Malouf*

*Gratuito, com vagas limitadas à inscrição por e-mail:


17 de novembro

10h às 22h - Estúdio - Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura.

11 às 13h - Cozinha ao vivo com a chef brasileira Ariani Malouf*

12h às 13h – Conversas com a chef portuguesa Justa Nobre e o chef brasileiro Caetano Sobrinho e o produtor José Venâncio*

15h às 16h – Conversas com o chef português Vitor Sobral, a chef brasileira Bel Coelho e o produtor português do Queijo Vale da Estrela. Participação especial do historiador gastronômico Virgílio Nogueiro Gomes*

18h às 20h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Ivan Prado e a chef portuguesa Ana Moura*

22h às 00h - Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Felipe Gemaque*

*Gratuito, com vagas limitadas à inscrição por e-mail:


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo