Brasil, 19 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Maior festa de atiradores do Brasil, Schützenfest resgata tradições alemãs em Santa Catarina

Música, gastronomia e prática desportiva do tiro. O que isso tem em comum? Em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, tudo, já que a Schützenfest, maior festa de atiradores do Brasil, resgata as tradições dos colonizadores alemães e, a partir desta quinta-feira, 8, reúne bandas, danças folclóricas, comida típica, chope e milhares de visitantes em seus estandes de tiro.

Movimentando a região, a comemoração resgata e mantém viva uma tradição que chegou ao Brasil por volta de 1895. Segundo a historiadora Silvia Kita, do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, na época, os alemães deram continuidade ao estilo de vida que tinham no país de origem. Entre as atividades, estavam os torneios semanais de tiro, bem como todo o folclore que os cercam.

Ela explica que dentro da tradição do tiro estava a Busca do Rei e da Rainha e, ao final dos campeonatos, ambos eram coroados. “Nessas cerimônias chamadas de marchas de busca das majestades se evidenciava o associativismo, a destreza do tiro, o idioma, a música, a dança, o artesanato, as roupas e a gastronomia típica. Um verdadeiro leque de informações culturais”, comenta. Esses rituais culminava em um grande baile, no qual os vencedores eram homenageados. Entre as modalidades praticadas até hoje estão a carabina, o chumbinho e a flecha. Atualmente, são 22 sociedades, sendo que 15 permanecem ativas.

Programação

Para a edição comemorativa de 30 anos da Festa dos Atiradores, a Comissão Central Organizadora se preocupou em oferecer uma programação pautada nas tradições. Mais de 50 bandas típicas vão animar os visitantes durante os 11 dias de Schützenfest.

Os grupos folclóricos de dança também têm papel de destaque da agenda. As apresentações que preservam as tradições alemãs com vestimentas, coreografias e canções prometem encantar o público diariamente. A programação ainda mantém outros rituais vivos, como as marchas diárias de busca de reis e rainhas e, em todos os domingos, o Desfile das Sociedades de Tiro.

Gastronomia

A programação gastronômica é uma atração à parte. Nos Ecke’s (cantos de alimentação), o público poderá se deliciar com pretzel, waffle, salsicha, batata recheada e várias outras iguarias. Já no restaurante típico, a gastronomia germânica também ganha destaque. Para quem não abre mão de chope, a festa oferecerá várias opções assinadas pela Germânia e Heineken e pelas artesanais Karsten, Königs Bier e Maestro. Para completar, há a Schützenbier, cerveja exclusiva produzida a partir de uma parceria entre as cervejarias artesanais presentes no evento.

Sobre a Schützenfest

A Schützenfest é a maior festa de atiradores do Brasil. Resgatando a tradição do tiro desportivo, ela envolve integrantes de sociedades e também diverte o público em geral. Neste ano, a comemoração chega à 30ª edição e acontece de 8 a 18 de novembro, em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para conferir a programação completa, basta acessar as redes sociais do evento.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::