Brasil, 20 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Cesgranrio promove I Semana Cultural

Entre os participantes estão Fernanda Montenegro, Baby do Brasil, Gottsha, Nelson Sargento, Bia Bedran, Elza Soares, Priscila Tossan, Walcyr Carrasco, Soraya Ravenle, entre outros

A Fundação Cesgranrio abre as portas da sua sede, no Rio Comprido, para a I Semana Cultural. Serão seis dias de programação para toda família, que reúne música, literatura, dança, teatro, oficinas, cinema, gastronomia e muita diversão. Entre os dias 23 e 30 de outubro, os eventos ocuparão o Teatro Cesgranrio, o Teatro Beth Serpa e os jardins do campus da fundação. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A noite de abertura começa com o concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, regida pelo maestro Eder Paolozzi, com a cantora Baby do Brasil. No repertório, sucessos como "Menino do Rio", "Um auê com você" e "A Menina dança".

No dia 24, a cantora Priscila Tossan, participante da última edição do The Voice Brasil, que teve a voz comparada a do Jorge Ben Jor, fará um pocket show com músicas como “Mama África”, “Morena Tropicana” e “Firmamento”, além da canção infantil “O sapo”. Amir Haddad e Regina Bertola vão debater com alunos de teatro e a crítica teatral Tânia Brandão a atualidade do teatro brasileiro sob a perspectiva de grandes diretores em “Direção teatral”. No mesmo dia, o escritor e ator Gregorio Duvivier vai falar sobre hábitos contemporâneos de leitura e contará como autores contribuíram para sua trajetória profissional e pessoal. O dia termina com o espetáculo “Raízes indígenas”, do Coral Cênico Cesgranrio.

Késia Estácio, que faz sucesso no musical sobre Elza Soares, abre o segundo dia com um pocket show. “O futuro da teledramaturgia brasileira” será discutido por grandes nomes como Ricardo Linhares, Walcyr Carrasco, Cláudia Souto, Duca Rachid, Lucas Paraízo e Pedro Aguilera. O debate será mediado pela jornalista Bianca Ramoneda. Um quinteto de metais, com integrantes da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, vai tocar músicas populares como “Aquarela do Brasil”, “Garota de Ipanema” e “Carinhoso” nos jardins da Cesgranrio. No teatro, Gustavo Gasparani subirá ao palco com os atores Soraya Ravenle, Jônatas Faro, Suely Franco, Cláudio Tovar para leitura de peças, mostrando ao público como é o processo de ensaio de um musical. O Teatro Beth Serpa receberá o Projeto Edupark, que vai apresentar os temas “drogas” e “bullying”, através da tecnologia em terceira dimensão, para estudantes. Ainda neste dia, a vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, Ellen Oléria, vai interpretar canções nos jardins da Cesgranrio. Finalizando o dia, o espetáculo de dança “3 pontos” será apresentado no teatro.

O dia 26 de outubro inicia com as dicas profissionais de Marcus Montenegro, na palestra “Construa uma carreira artística sólida”. Andreia Beltrão, Jônatas Faro e Bárbara Paz farão leituras de Shakespeare em ensaio aberto dirigido por Amir Haddad. Jout Jout, uma das maiores influenciadoras digitais do país, vai falar sobre cinema. O Projeto Edupark vai apresentar os temas “drogas” e “bullying”. Para fechar com chave de ouro, Fernanda Montenegro apresenta “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, trabalho baseado em livro homônimo escrito pela filha dele, Sônia Rodrigues.

No sábado, a programação terá início com a peça infantil “Quem é você?”, sobre bullying. Marcela Mangabeira fará pocket show com sucessos da MPB como “Noites cariocas”, “Sua estupidez” e “Roda baiana”. O debate “O protagonismo do negro nas artes” terá como participantes a cantora Elza Soares, a escritora Ana Maria Gonçalves, a atriz Elisa Lucinda, o coreógrafo Luiz Monteiro e o ator David Junior, e será mediado pela jornalista Flávia Oliveira. Bia Bedran apresentará seu espetáculo com muita história, brincadeira e música, que encanta crianças há gerações. As crianças também vão se divertir na oficina de ritmo e canto monitorados por Jonas Hammar e Eléonore Guisnet. A comédia toma conta do Teatro Cesgranrio com Amir Haddad no palco com Drica Moraes, Johnny Massaro, Catarina Abdala e David Jr para o ensaio aberto sobre Molière. O dia se encerra com a peça infantil “Isaac no mundo das partículas”, um dos espetáculos infantis mais celebrados dos últimos anos.

O último dia da semana cultural começa com um encontro regado à contação de histórias e muita música, na conversa sobre a oralidade na manutenção da cultura entre Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira e Rubem Confete. Após o bate papo, haverá apresentação do espetáculo musical típico do jongo do grupo Raízes Africanas.

Para quem sempre teve vontade de fazer parte da bateria de uma escola de samba, a Semana Cultural Cesgranrio receberá a oficina de percussão do Bloco Pipoca & Guaraná. O debate “Desafios e panorama atual do cinema brasileiro” terá participantes de peso, como Breno Silveira, Chico Diaz, Luiz Carlos Barreto, Marcos Berstein, Vânia Catani com mediação de Bianca Ramoneda. No mesmo dia, a Cia dos Bondrés, que comemora 10 anos, fará um cortejo de máscaras balinesas. Cássia Kis Magro, José de Abreu, Kelzy Ecard, Marcos Caruso, Zezé Motta, Eriberto Leão e João Cícero vão se reunir para discutir o oficio do ator, a vocação e os desafios da profissão.

O show de encerramento será com a cantora Gottsha. No repertório, canções próprias como “No one to answer” e “Break out”, além de músicas de Diana Ross, Queen e Stevie Wonder.

Nos dias 29 e 30 de outubro, alunos de diversas escolas do município farão apresentações de dança, teatro e música no Teatro Cesgranrio.

Durante a semana, haverá foodtrucks à disposição dos visitantes. Entre eles, Los Paleteros e Espetto Carioca. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um livro. “Nossa ideia é montar uma biblioteca e doar para uma escola pública”, conta Leandro Bellini, secretário executivo do Centro Cultural Cesgranrio.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::