Brasil, 22 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Nos dias 24 e 25 de outubro, o 3º BQ(en)cena traz a Brusque e a Guabiruba o espetáculo "Diz que Sim", do Coletivo Baal (SC)

As apresentações são gratuitas e ocorrem na Faculdade São Luiz e na Escola de Educação Básica Prof. João Boos, respectivamente

Questionamentos, dúvidas, confrontos pessoais e a busca de uma cura. Esse é o enredo do espetáculo Diz que Sim, do Coletivo Baal (SC), que o 3º BQ(en)cena traz a Brusque e a Guabiruba, nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente. No dia 24, a apresentação ocorre na Faculdade São Luiz, em Brusque, em duas sessões, às 14h30min e às 19h30min, e, no dia 25, na Escola de Educação Básica Prof. João Boos, em Guabiruba, também às 14h30min e às 19h30min. Todas as apresentações são gratuitas e abertas a alunos e público em geral. Para reserva de ingresso, basta enviar nome completo e número do CPF para o e-mail . Com direção de Vicente Concilio, atuações de Beatriz Cripaldi, Gabriela Drehmer, Julia Weiss, Thaís Carli e Vanessa Civiero, direção e concepção musical de Zé Renato Mangaio, execução musical de Fernando Bresolin e Rafael Martins, e produção de Camila Petersen, o espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação etária a partir de 12 anos.

A peça Diz que Sim narra a história de um menino que parte em uma perigosa viagem para encontrar a cura para a doença de sua mãe. Quando ele adoece no meio do caminho, o confronto com a tradição é inevitável. Sim ou Não? Tradição ou Divergência? Esse confronto é o mote para questionar o dilema entre o indivíduo e a sociedade. “A partir do dilema central do texto Aquele que diz sim, de Bertolt Brecht, o Coletivo Baal cria uma versão que retoma a origem musical do espetáculo”, explica o diretor Vicente Concilio.

Segundo Concilio, o musical Diz que Sim é o resultado de uma pesquisa iniciada no ano de 2011, com a encenação de um outro espetáculo do Coletivo, o BadenBaden. Nesta nova proposta se uniu o texto de Brecht a uma proposta musical, devolvendo o caráter de partitura ao texto impresso. “Brecht classificou Aquele que diz sim/Aquele que diz não como ópera escolar, musicada por Kurt Weill, um de seus grandes parceiros. Aquele que diz sim estreou em 1930, no Instituto Central de Educação e Instrução de Berlim, encenada por alunos e uma orquestra amadora”, complementa.

Em 2017, o espetáculo Diz que Sim, do Coletivo Baal, foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com apresentações em escolas públicas de Santa Catarina. O Coletivo surgiu em 2010 e desde então é inspirado pelas propostas das peças de aprendizagem de Bertolt Brecht, dedicando-se a pesquisar estratégias para encená-las.

BQ(EN)CENA
A terceira temporada de teatro do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, RVB Malhas, Zen S/A e ZM S/A. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.prismacultural.com.br ou www.facebook.com/prismaculturall

3º BQ(en)cena apresenta Diz que Sim, Coletivo Baal (SC)
Dia 24 de outubro, em Brusque, às 14h30 e às 19h30