Brasil, 16 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Artistas da MPB homenageam o cantor e compositor de samba Elton Medeiros em show inédito no SescTV

Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Demônios da Garôa, Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, entre outros, além do próprio sambista, mostram composições de diferentes épocas da carreira de Medeiros

O SescTV exibe, no dia 13/10, sábado, às 22h, o show inédito Estou Falando de Elton Medeiros, exibido em duas partes: O Amanhã nos Encontra sem Pressa e O Sol Nascerá, que presta homenagem ao sambista. Considerado um dos melhores ritmistas e melodistas do Brasil, Elton tem seus clássicos interpretados por Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Demônios da Garôa, Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, Hermínio Bello de Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Adriana Moreira, Carlos Lyra e por ele próprio. Com direção para TV de Marcelo Amiky, o espetáculo também pode ser assistido em sesctv.org.br/aovivo.

Elton nasceu no Rio de Janeiro - RJ, em 22 de julho de 1930. Ainda na adolescência começou a compor sambas para blocos de carnaval. Alguns anos depois já era padrinho da ala de compositores da Escola de Samba Portela. Em sua trajetória, integrou o conjunto A Voz do Morro, nos anos 1960, com o qual gravou os álbuns Roda de Samba – volumes 1 e 2 – e Os Sambistas; e fez parcerias com importantes nomes da música, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Ketti e Paulinho da Viola. Este último destaca uma das qualidades do homenageado: o fraseado melódico. “Ele tem isso por intuição, coisa da harmonia, porque ele não toca nenhum instrumento de corda”, diz Paulinho.

Elton também cultivou amizades duradouras ao longo de sua carreira, dentre elas, com o compositor e produtor musical Eduardo Gudin, que é o responsável pela concepção e direção artística e musical do show exibido pelo SescTV. Gudin recorda quando se conheceram, em 1969, no Festival da TV Record. “Fiquei muito amigo dele. Por isso eu tive essa ideia de fazer uma homenagem para ele, com várias pessoas cantando os seus sambas”, comenta o produtor.

Gudin garimpou composições de diferentes épocas da carreira de Elton, para o repertório do show. Dentre elas estão o sucesso O Meu Sapato Já Furou, que o sambista compôs com Mauro Duarte; Para Fugir da Saudade e Onde a Dor Não Tem Razão, ambas feitas com Paulinho da Viola, um dos seus principais parceiros; Presentimento, com Hermínio Bello de Carvalho; O Sol Nascerá e Sofreguidão, ambas com Cartola; Rosa de Ouro, de Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, dentre outras. O show Estou Falando de Elton Medeiros foi gravado no Sesc Vila Mariana, na capital paulista.

Participantes: Paulinho da Viola, Demônios da Garôa, Carlinhos Vergueiro, Carlos Lyra, Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, Hermínio Bello de Carvalho, Adriana Moreira e Elton Medeiros.

Músicos: Alfredo de Castro (percussão), André Gomes (trombone), Dado (saxofones, flauta e clarinete), Edu Mata (contrabaixo), Eduardo Gudin (violão), Enrique Menezes (flauta e saxofones), João Poleto (flauta e saxofones), Jorginho Saavedra (bateria), Karina Ninni (vocal), Maik Moura (cavaquinho e bandolim), Mauricio Sant’anna (vocal), Maycon Mesquita (trompete) e Raphael Moreira (percussão).

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Show: Estou Falando de Elton Medeiros

O Amanhã nos Encontra sem Pressa - Parte 1

Estreia: 13/10, sábado, às 22h

Reapresentação: 17/10, quarta-feira, às 24h

Duração: 50 min.

O Sol Nascerá – Parte 2

Estreia: 13/10, sábado, às 23h

Reapresentação: 18/10, quinta-feira, à 1h

Duração: 53 min.

Classificação indicativa: Livre

Direção para TV: Marcelo Amiky