Brasil,

Mercado de Eventos aumentará de 5% a 10% em 2019, indica pesquisa CWT Meetings & Events

Relatório aponta que São Paulo é principal destino para encontros corporativos na América Latina

A demanda por eventos crescerá entre 5% e 10% em 2019, de acordo com o relatório Meetings & Events Future Trends, publicado nesta quarta-feira, 26, pela CWT Meetings & Events, divisão da empresa global Carlson Wagonlit Travel (CWT). Segundo a publicação, a média dos grupos participantes desses encontros aumentará em quase todas as regiões do mundo.

“Com a crescente demanda mundial, prevemos também que as taxas globais de hotéis subam 3,7% e os preços de voo, 2,6%”, diz Kurt Ekert, Presidente e CEO da CWT.

Além de projeções referentes a custos, o relatório também classifica os principais destinos para eventos em cada região e oferece uma visão geral sobre as últimas tendências do setor. São Paulo está no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo para a América Latina.

Planejar com antecedência é fundamental. O melhor é estabelecer um prazo de pelo menos 30 dias de antecedência para pequenos grupos e 75 dias ou mais para grupos maiores. Ao seguir essas janelas de reserva, os compradores podem registrar uma economia de 5% a 10%.

A Gestão Estratégica de Reuniões e Eventos (SMM na sigla em inglês) vai ganhar força em regiões fora da América do Norte, onde o mercado é mais maduro. Os dados mostram que a SMM pode reduzir em 22% o tempo gasto em compras e fornecer uma economia adicional média de 19% na negociação de diárias.

“A SMM equilibra a balança a favor dos clientes direcionando as vendas para fornecedores preferenciais e analisando a demanda para calcular os momentos mais favoráveis para garantir os melhores locais, hotéis, voos e preços”, afirma Cindy Fisher, Vice-Presidente Sênior e Global Head da CWT M&E.

A tecnologia também terá um papel importante no próximo ano. A rápida inovação está ajudando a criar experiências mais envolventes e um aprendizado mais direcionado, enquanto possibilita maior captura e análise de dados. As realidades aumentada e virtual, a Inteligência Artificial, as mídias sociais, os aplicativos ad hoc e os microssites são algumas das tecnologias que irão se proliferar na indústria de eventos corporativos.

As novas tecnologias também criam formas mais inteligentes de monitorar o ROI (Retorno sobre Investimento) e o ROE (Retorno sobre o Patrimônio): por exemplo, o uso de dados para o ajuste fino do valor relacionado a programas de eventos, e reservas de transporte de grupos com aplicativos e ferramentas de reserva on-line.

Essas ferramentas podem ser integradas ao processo de inscrição no evento, proporcionando aos participantes acesso a voos e hotéis preferenciais em uma única plataforma. Gerenciar de maneira inteligente as reservas on-line, assim como nas viagens de negócios em geral, também ajudará a reduzir custos para os clientes. Outra tendência para o transporte coletivo será usar fornecedores com alcance global.

A experiência do participante

Assim como a crescente demanda por melhores tecnologias, haverá também uma demanda maior por espaços e atividades não ortodoxas, particularmente em mercados mais maduros como Estados Unidos e Europa. Os fornecedores querem tornar a experiência mais memorável. Por isso, os hotéis estão investindo em suas capacidades e competências para reuniões e eventos. O uso de espaços externos incomuns, como terraços e até mesmo ilhas, juntamente com o conceito da “festivalização”, serão as principais tendências para 2019.

O conteúdo dos eventos também passará por uma grande mudança. O modelo trazido pelo TED Talks criou uma maneira totalmente nova de apresentar informações, enfatizando o conhecimento, a percepção de negócios e a conexão emocional com o público. Como resultado, em 2019 será observado o desenvolvimento de novos formatos de encontros: envolver os participantes na criação de materiais por meio de questionários e engajá-los na identificação de tópicos e escolha de palestrantes. No próximo ano, portanto, a tendência é que a escolha dos palestrantes seja menos motivada pelos status de celebridade.

Mercado de M&E na América Latina

Em 2019, o custo do mercado de Meetings & Events na América Latina, por participante e por dia, deve aumentar 3%, para uma média de US$ 232. Já o tamanho médio dos grupos de reuniões deve cair para 54, volume 5% inferior em relação a 2018.

Embora sempre haja desafios nessa vasta região, há sinais de que a melhoria das condições econômicas locais esteja aumentando a demanda por eventos. A pesquisa da CWT Meetings & Events prevê que os preços dos hotéis devem cair 1,3% no próximo ano, enquanto as tarifas de passagens aéreas podem recuar 2%.

Espera-se que a Colômbia continue a ser um mercado estável em 2019, com crescimento na demanda por eventos graças ao aumento de investimentos por parte de empresas internacionais, bem como a chegada de novos hotéis e novas rotas aéreas. A capital Bogotá permanece perto do topo da lista de destinos nos últimos três anos.

Em relação ao México, não houve queda na demanda de eventos após a eleição de Lopez Obrador, em julho deste ano. Há preocupações sobre como a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), com os Estados Unidos e o Canadá, pode afetar a economia mexicana. Outros países na região, como Peru e Chile, continuam com as demandas estáveis. Os dois países são fortemente dependentes do setor de mineração.

Na América Latina, as organizações tendem a viajar dentro de seu próprio país devido a limitações orçamentárias. Isso é particularmente perceptível no Brasil e na Argentina. Clientes na Colômbia e no México tendem a viajar com mais frequência pela região.

O Brasil teve o maior crescimento em desenvolvimento de hotéis nos últimos anos, particularmente no período que antecedeu a C o p a 2014 e as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Porém, a recessão levou as principais marcas globais de hotéis a abandonar algumas propriedades. Empresas locais entraram em cena para ocupar o lugar. Alguns hotéis cinco estrelas mais antigos também reduziram alguns serviços, caindo para o nível quatro estrelas, para que possam competir na área de eventos corporativos.

Sobre a Carlson Wagonlit Travel

Empresas e governos confiam nos serviços globais da Carlson Wagonlit Travel para manter as pessoas conectadas. A companhia proporciona aos viajantes uma experiência excelente, combinando tecnologia inovadora com sua vasta experiência na indústria. Todos os dias, a CWT cuida de uma quantidade de viajantes suficiente para preencher cerca de 260 jatos Boeing 787 e aproximadamente 100.000 quartos de hotel – e produz 105 eventos corporativos. A organização conta com mais de 18.000 colaboradores em cerca de 150 países. Em 2017, o volume total de transações chegou a mais de US$ 23 bilhões. Siga-nos no Twitter, Facebook and LinkedIn.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::