Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

17º Congresso de Atuação Responsável da Abiquim debate a qualidade do ar e as novas fases do Controle de Emissões Veiculares

Evento reuniu especialistas para discutir a evolução do PROCONVE e PROMOT e seu papel na proteção da saúde pública e meio ambiente.

Promovido pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a 17ª edição do Congresso de Atuação Responsável reuniu, nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo, representantes do setor automotivo, de organizações governamentais e consultores especializados em desenvolvimento sustentável para discutir a questão da qualidade do ar no país e a implementação dos próximos passos dos programas PROCONVE (Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) e PROMOT (Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

A sala “Qualidade do Ar”, que reuniu especialistas para debaterem sobre as tendências regulatórias para emissões de fontes móveis, contou com a participação do coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim, Mauro Machado Júnior e de Stephan Blunrich, presidente do Conselho da AFEEVAS (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul).

O painel foi moderado pelo engenheiro Alfred Szwarc, consultor de tecnologia e desenvolvimento sustentável e um dos autores do livro Programa Ambiental de Inspeção e Manutenção Veicular. Participaram também do painel o engenheiro Gabriel Murgel Branco, consultor técnico especialista no controle das emissões veiculares; Vanderlei Borsari, engenheiro e gerente da Divisão de Homologação e Fiscalização Veicular da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); Rogério Menezes, Presidente da ANAMMA (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas; Fabio Feldmann, ambientalista, administrador, advogado e consultor especialista em desenvolvimento sustentável; e a Dra. Letícia Reis de Carvalho, coordenadora geral do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente.

O tom do debate foi pautado pela questão urgente do impacto da poluição na saúde pública e os próximos passos na modernização dos programas vigentes. As medidas buscam reduzir as emissões de todos os veículos em sintonia com iniciativas internacionais, como a TRUE (The Real Urban Emissions Initiative), que utiliza tecnologia robusta para monitorar e divulgar as emissões de poluentes de veículos em grandes centros urbanos como Londres e Paris.

Denominada Fase P8, a atualização do PROCONVE para veículos pesados prevê controles mais rigorosos, seguindo as normas Euro VI, que estabelecem uma redução de até 99% das emissões de poluentes como NOx (óxidos de nitrogênio) e MP (material particulado) de veículos a diesel. Além disso, a P8 busca ampliar as maneiras de fiscalização com avaliações conjugadas e novas tecnologias como o sensoriamento remoto.

A P8 pretende ainda implementar a nova legislação para os ônibus urbanos em 2020 e para os demais veículos pesados, em 2022. “A apresentação do Ministério do Meio Ambiente foi muito objetiva em relação à proposta das novas fases do PROCONVE para os veículos pesados, leves e motos. E, no caso dos veículos pesados, é importante ressaltar a evolução da fase com muito mais controle, com relação ao OBD (On-Board Diagnostics) e a respeito das fraudes que podem ser feitas ao motor e ao Arla 32. Agora é aguardar a discussão no Conselho Nacional do Meio Ambiente, para a implementação definitiva” pontua Elcio Farah, diretor adjunto da AFEEVAS.

Encaminhadas ao CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) na última sexta, 10 de agosto, as novas propostas serão trabalhadas até o dia 28 de novembro, buscando a implementação a partir do dia 1º de janeiro de 2019.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo