Brasil, 17 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

SEST SENAT São Vicente realiza Semana de Mobilização para combate ao uso de drogas e álcool nas estradas

Equipes da instituição também visitarão empresas da região

O SEST SENAT São Vicente promove a “Semana de Mobilização para Combate ao Uso de Drogas e Álcool nas Estradas”. No dia 15 de agosto, a psicóloga clínica da instituição, Thaís Pajares Christol, estará no Ecopátio de Cubatão fazendo orientações aos motoristas. Durante o mês, uma equipe do SEST SENAT visitará empresas da região com o mesmo propósito. As atividades fazem parte do Programa de Prevenção de Acidentes da instituição.

A psicóloga explica que a proposta do evento é conscientizar os motoristas dos riscos e assim diminuir o consumo e, consequentemente, os acidentes. Estudos governamentais recentes registraram que os acidentes causam a morte de 47 mil motoristas e sequelas em 400 mil profissionais por ano. “O objetivo é desestimular o uso de substâncias que comprometam a capacidade de percepção, os reflexos, a habilidade de controlar o automóvel, a coordenação motora e outras consequências que a ingestão de álcool e drogas pode causar para quem pegar a direção”, afirma Thais.

No Brasil, o número de mortes por acidente de trânsito caiu 14% desde a implantação da Lei Seca, em 2008. A redução do número de vítimas fatais foi registrada em três regiões: Centro-Oeste (-13,6%); Sudeste (-31,6%); e Sul (-13,6%). Por outro lado, outras regiões registraram aumento como no Norte (+16%) e no Nordeste (+6,3), segundo dados do Ministério da Saúde.

Tratamento

O SEST SENAT São Vicente oferece tratamento gratuito para os trabalhadores do setor de transporte. “Todo o tratamento é sigiloso para que o paciente se sinta à vontade para relatar suas limitações, medos e frustrações”, explica a psicóloga Thaís. Segundo ela, inicialmente é realizada uma avaliação.

“Existem alguns casos que há necessidade de interferência com medicamentos junto ao tratamento psicológico. É importante avaliar o histórico de vida, rotina e genética. O motorista necessita ter conhecimento dos efeitos do álcool e das drogas para notar a necessidade de procurar ajuda. A procura pode partir da família também”, esclarece.

A psicóloga elenca alguns dos sintomas das pessoas com problemas com álcool e drogas: dificuldade de controlar o consumo (não conseguir parar de beber depois de ter começado) e sintomas físicos como náusea, suor, tremores, ansiedade, dores de cabeça e vertigem.

Serviço:
Semana de Mobilização para Combate ao Uso de Drogas e Álcool nas Estradas
15/08 das 9h às 16h
Ecopátio Logística Cubatão
Rodovia Cônego Domênico Rangoni, S/N Km 263, Parque Industrial

SEST SENAT

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. As corporações têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado.

Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

A assistência ao trabalhador prioriza, ainda, na área de saúde, esporte, lazer e cultura, a prevenção de doenças, a promoção e a preservação das condições saudáveis dos indivíduos, o bem-estar físico e mental e a inclusão e integração do indivíduo na sociedade.

SEST SENAT São Vicente
Praça Adalberto Panzan, 151 – Esplanada dos Barreiros – São Vicente-SP