Brasil, 20 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Ôctôctô toca música instrumental brasileira. É nesta sexta (10), em Santos. Grátis!

Nesta sexta-feira, 10 de agosto, o grupo instrumental Ôctôctô toca seu novo disco "Oito”, na UniSantos. O show começa às 21h e o ingresso é gratuito

“Oito” é o novo trabalho que o grupo instrumental Ôctôctô lança nesta sexta-feira, 10 de agosto, dentro da programação do I Encontro Internacional do Choro, que acontece na UniSantos, Campus Dom Idílio, na Avenida Conselheiro Nébias, 300). O show começa às 21 horas.

O grupo é formado por Cibele Palopoli (flauta); Luís Santiago Málaga (saxofones); Felipe Roque (trompete); Edinaldo dos Santos (trombone); Yuri Prado (guitarra); Márcio Modesto (piano); Miguel Antar (baixo); e Rubens de Oliveira (bateria e percussão).

O nome Ôctôctô é uma brincadeira poética com a palavra octeto e a expressão “eu tô que tô”, retirada de uma das faixas de “O Carnaval de Rua de Herivelto Martins” (1957).

O octeto nasceu em 2010, entre alunos que faziam o curso de Música na ECA/USP, e lançou seu primeiro álbum em 2013. O trabalho, na definição do saxofonista Luís Santiago Málaga, nasceu da vontade de se estabelecer um diálogo entre a música popular brasileira e a música erudita. “É música instrumental, sem rótulos”, resume ele.

Premiados no Brasil, aplaudidos nos Estados Unidos e na Europa, os músicos chegam ao segundo CD, “Oito” e iniciam agora uma série de shows para o lançamento do novo trabalho.

Oito, o disco
O disco encanta pela diversidade das composições, algumas delas claramente inspiradas na musicalidade popular da América do Sul. Aguyje, por exemplo, é uma polca paraguaia. Pancho y Luna soa como um tango argentino, especialmente pela feliz presença de Toninho Ferragutti no acordeom. Há também referências ao universo musical nordestino em Querença, e ao choro em Contemplativo e talvez ao maxixe na faixa Atribulado. Assista a um vídeo da gravação de Pancho y Luna:

Serviço:
Show Oito, com o grupo Ôctôctô
Dia 10 de agosto, Sexta, às 21h.
Entrada: Grátis
Auditório da UniSantos - Campus Dom Idílio