Brasil, 17 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Concerto de encerramento da 4ª academia Canto em Trancoso acontece no dia 21 de julho

Os bolsistas serão acompanhados pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro na execução da peça “O Messias”, de Georg Friedrich Händel

Após uma semana de aulas e exercícios técnicos, os bolsistas da 4ª academia Canto em Trancoso sobem ao palco do Teatro L’Occitane, em Trancoso, Bahia, para colocar em prática tudo o que aprenderam com renomados profissionais do canto lírico internacional. Com regência de Rolf Beck, diretor artístico da Chorakademie Lübeck, os bolsistas executarão a peça ”O Messias” de Georg Friedrich Händel, juntamente com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, no sábado, 21 de julho, às 18h30.

A academia é um projeto do Mozarteum Brasileiro, em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha, que visa fomentar a música clássica no Brasil e dar oportunidades a jovens talentos do canto lírico para se aprimorarem com profissionais brasileiros e estrangeiros. Os bolsistas que se destacarem ainda terão a chance de ganhar uma bolsa de estudos para estudarem no exterior – a divulgação dos indicados será no concerto de encerramento.

Os 41 cantores selecionados receberão uma bolsa completa para uma semana de estudos no Sul da Bahia (viagem área, transporte terrestre, hospedagem e alimentação); e de 15 e 20 de julho, terão aulas técnicas de canto e interpretação com Rolf Beck, maestro responsável pela academia; com Lucia Duchonova, mezzo-soprano eslovaca indicada ao Grammy 2010, na categoria Melhor Vocal, e com o holandês Marcel Boone, professor da Hochschule für Musik, de Basel.

A peça “O Messias” é um oratório composto em homenagem a Jesus Cristo, escrito em 1741 por Georg Friedrich Händel. A peça é dividida em três partes: a anunciação ao nascimento de Cristo, a vida e paixão de Jesus – o que ele representou – e, por fim, a morte/partida do Messias. O movimento mais famoso, o 42º, conhecido como “Aleluia”, habita o inconsciente coletivo e é presença obrigatória em concertos natalinos e no repertório de igrejas.

Serviço

“O Messias”, de Georg Friedrich Händel

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Coro da Academia Canto em Trancoso

Carlos Moreno, regente titular

Rolf Beck, diretor e regente convidado

Alunos solistas selecionados

21/07 (sábado) - 18h30 – Teatro L’Occitane – Estrada Municipal de Trancoso, km 19, s/n - Trancoso, Porto Seguro, BA - (73) 3668-1487

Ingressos: R$30,00 através da Ingresso Rápido: https://compre.ingressorapido.com.br/event/5606/d/23250/s/94066

APOIO: Groupe L’Occitane, Teatro L’Occitane

REALIZAÇÃO: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo a Cultura

Mozarteum Brasileiro

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck varia em tamanho, dependendo da obra a ser executada e do país onde se apresenta. Mas não varia na busca constante por novos cantores ao redor do mundo. Autônoma, identifica oportunidades para criar um novo e independente perfil, firmando-se como um pool de talentos que visa atingir a excelência. O coral está em seu melhor nível técnico desde 2002, quando começou como parte do Schleswig-Holstein Music Festival. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais, motivada pelo senso de filosofia e processo criativo comum.

Sobre Rolf Beck

A magnífica premiere mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966, foi decisiva para o então jovem estudante de Direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com Helmuth Rilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da Bamberg Symphony Orchestra, que teve performance de sucesso similar. Em 2002, como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.

Sobre Lucia Duchonová

A mezzo-soprano eslovaca Lucia Duchonová já foi indicada ao prêmio Grammy e é reconhecida como uma das melhores cantoras de sua geração. Os primeiros destaques de sua carreira foram a Missa de Leonard Bernstein no Festival de Música Europeu de Passau e um concerto tributo à sua famosa conterrânea Lucia Popp, em Bratislava. Em seguida, apresentou-se em diversos festivais europeus importantes. Nos palcos de ópera, viveu os papeis de Lisetta em Il mondo della luna, de Haydn, a Terceira Dama na Flauta Mágica e Dorabella em Così fan tutte, de Mozart. Além de cantora, Lucia atua na área de ensino. É mestra destacada de masterclasses para jovens cantores, desenvolvendo conceitos musicais e pedagógicos para a Chorakademie Lübeck.

Sobre Marcel Boone

O barítono holandês Marcel Boone já se apresentou em palcos internacionais de ópera tais como a Ópera Nacional Holandesa, Staatsoper de Berlim, Ópera Nacional de Lyon, Teatro Stanislavsky de Moscou, Volksoper de Viena, dentre outros. Foi muito elogiado por suas interpretações de Mozart e aclamado pela crítica nos papeis de Don Giovanni, Conde Almaviva e Guglielmo. A estreia profissional de Marcel Boone como barítono lírico se deu na Holanda, com a Nationale Reisopera, companhia que se tornaria sua casa ao longo de sete temporadas e onde representou inúmeros papeis, incluindo Lescaut (Manon Lescaut), Schaunard (La bohème), Guglielmo (Così fan tutte), Conde Almaviva (As Bodas de Fígaro), Ned Keene (Peter Grimes) e Don Fernando (Fidélio). Marcel estudou no Conservatório de Utrecht, no Conservatório Real em Haia e no Estúdio Internacional de Ópera em Amsterdam. Atualmente é professor de canto na Faculdade de Música de Basel, na Suíça.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo