Brasil, 20 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

O presente da escuta

No aniversário de Campinas, Associação Griots realiza 14ª edição do projeto ‘Ouvimos Histórias de Vida’

Voluntários estarão em frente à Catedral Metropolitana, no dia 14 de julho, das 09h às 12h

Em meio à correria do cotidiano, prestar atenção no outro é algo raro. Numa cidade grande como Campinas, isso é mais difícil ainda. Mas com certeza, cada um dos mais de um milhão de habitantes da cidade, tem uma história de vida interessante para contar.

Chamar atenção para a arte da escuta, sem pressa nem julgamentos, e valorizar as pessoas que vivem e fazem a história de Campinas são alguns dos objetivos do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, da Associação Griots – Os Contadores de Histórias, que volta à ação no dia 14 de julho.

Acostumados a contar histórias nos hospitais, 10 voluntários dos Griots trocam de lugar e vão ficar de plantão, das 09h às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, para ouvir os depoimentos de quem estiver passando por lá.

Esta já é a 14ª edição do projeto ‘Ouvimos Histórias de Vida’, que começou em 2012 e ocorre sempre duas vezes ao ano: em julho e em dezembro. “Quando uma pessoa conta sua história de vida, pondo em palavras aquilo que viveu, ela reorganiza os sentimentos dentro dela. Nossos pensamentos quando não são enunciados costumam tornar-se emaranhados dentro de nós. Ao contá-la, é como se revisitássemos a história e, nesse momento, podemos dar novos significados às nossas vivências. E o mais interessante é que contar algo para alguém que nunca viu antes parece ter uma leveza especial, já que essa dupla ouvinte e contador não possui entre si vínculos capazes de afetar a imagem que um faz do outro”, comenta Larissa Coelho, voluntária Griots e idealizadora da iniciativa.

Segundo ela, o ‘Ouvimos Historias de Vida’ traz benefícios para quem fala – mas principalmente para quem escuta. “Costumamos dizer que o bom ouvinte é aquele que sempre se surpreende com a história do outro. Escutar um ser humano em toda sua singularidade nunca é algo monótono, é sempre uma surpresa. Essa é a postura que desejamos do voluntário: que ele esteja aberto a receber e a maravilhar-se com a história de alguém que nunca viu antes. Nesse sentido, cada edição é sempre algo novo, histórias que estão por vir. Evoluir na arte de escutar é ter a certeza de que sempre tudo é novo, porque cada sujeito é único”, finaliza.

Os Griots – Os Contadores de História são uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histórias em hospitais. O trabalho é mantido com patrocínio da Unimed Campinas, por meio da Lei Rouanet, e atualmente chega a 18 hospitais, de 12 cidades da região de Campinas. Através da literatura e da arte de contar histórias, a Associação, fundada em 2003, colabora para a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças e idosos, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento médico. Para mais informações sobre os Griots – Os Contadores de História, basta acessar www.griots.org.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo