Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Rio de Janeiro é sede de evento internacional de arquitetura e urbanismo

Praça Mauá se transformará, de 19 a 21 de julho, em centro de debates sobre o futuro das cidades

O Rio de Janeiro irá receber o Cidade = Universidade, seminário internacional de ensino de arquitetura e urbanismo, um dos maiores eventos do campo do mundo. O seminário, que ocorre entre os dias 19 e 21 de julho, no Museu do Amanhã e no Auditório do Mar, é gratuito e contará com a presença de grandes nomes da área como o arquiteto e professor argentino Jorge Moscato, responsável pela revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires, e João Pedro Backheuser, responsável pelo projeto da Orla Conde e da Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro.

Sob o slogan “A cidade é a melhor sala para o futuro”, o evento promete debater o presente e o futuro da formação dos arquitetos e urbanistas perante os desafios do século 21 no Brasil e em diferentes partes do mundo. Para participar é necessário somente se registrar no site. Embora as inscrições para todas as mesas e palestras tenham se esgotado em menos de 72 horas, ainda é possível se inscrever nas listas de espera de cada sessão ou nos nove roteiros arquitetônicos, divididos por experiências como Burle Marx, Reidy, Niemeyer Rio e Niterói, Lúcio Costa, entre outros.

As discussões irão tratar de alguns dos temas mais relevantes para a cidade contemporânea, como “mudanças climáticas e a adaptação das nossas cidades”, “o papel social do arquiteto e urbanista” e “mulheres e o ensino de Arquitetura e Urbanismo”. O evento promete explorar diversas narrativas da cidade. “O Cidade = Universidade irá promover um debate importante sobre o futuro do urbanismo ao comparar práticas de ensino no Brasil e no mundo. Além disso, o Seminário deverá ser o ponto inicial de uma cultura de turismo especializado em Arquitetura e Urbanismo, na única cidade do mundo a ter o título de Patrimônio da UNESCO como paisagem cultural urbana”, ressalta Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, Diretor da ABEA e Pró-reitor de Graduação da Universidade Veiga de Almeida, que forma com Wanda Vilhena e Igor de Vetyemy, o trio de idealizadores do evento.

O Cidade = Universidade é inspirado, também, pela escolha do Rio de Janeiro como sede do Congresso da União Internacional de Arquitetos em 2020 (UIA 2020 RIO), o mais importante evento internacional de arquitetura e urbanismo, que já teve edições memoráveis em Barcelona e Seul. “Além da celebração dessas importantes conquistas recentes, o Seminário pretende se inserir na agenda de eventos ligados à candidatura recém-lançada da cidade do Rio de Janeiro a Capital Mundial da Arquitetura em 2020”, afirma o Professor Igor de Vetyemy, Diretor da ABEA e Coordenador de Cursos do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil). Wanda Vilhena, Diretora da ABEA e Vice-coordenadora de Extensão da FAU/UFRJ, completa que “é importante mostrarmos que o país ainda é um polo crítico e criador no campo de Arquitetura e Urbanismo, uma herança do prestígio que conquistou durante o Movimento Moderno”.

O seminário é uma iniciativa da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) em parceria com o CEAU (Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo), o CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro) e diversas universidades, além de entidades internacionais como o DOCOMOMO (Comitê internacional para a Documentação e Preservação do Movimento Moderno), a ONU Habitat, por intermédio do instituto Niemeyer, e a Archiprix, a maior premiação mundial para projetos de estudantes de arquitetura e urbanismo.

Notícias ::