Brasil, 17 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Mostra de Cinema Europeu exibe filmes gratuitos no MIS Cine Santa Tereza e no Instituto Cervantes BH

A 14ª edição do evento tem a “Democracia” como tema. O evento acontece em 11 capitais brasileiras e chega a Belo Horizonte em 12 de junho. Serão exibidos 13 filmes de 13 nacionalidades.

Belo Horizonte será palco mais uma vez da Mostra de Cinema Europeu. A novidade deste ano é que o evento será realizado em dois locais. De 12 a 15 de junho e nos dias 23 e 24, no MIS Cine Santa Tereza e, nos dias 18 e 19 de junho, o evento acontece no Instituto Cerrvantes BH, órgão oficial do Governo da Espanha. O Festival é uma realização da EUNIC- Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia). A curadoria é de responsabilidade de Tayná Haudiquet. Os filmes são gratuitos e as vagas são limitadas. O Cine Santa Tereza fica à rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza e o Instituto Cervantes BH fica à Praça Milton Campos, 16, 2º andar, Serra.

O Festival percorrerá 11 capitais brasileiras, onde serão exibidos filmes dos mais variados países. Na capital mineira o destaque são para películas de países como: Espanha, Chipre, Dinamarca, Suécia, Portugal, República Tcheca, Países Baixos, Alemanha, Hungria e Itália.

A Mostra de Cinema Europeu faz parte da Semana da Europa no Brasil como uma das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. Esta data é festejada desde 1950, quando foi proferida a Declaração de Schuman, que propôs uma nova forma de cooperação política no continente europeu, então devastado pela II Guerra Mundial e é considerada o início do que hoje é a União Europeia.

Com o tema Democracia- Um importante valor para a União Europeia, a Mostra abre espaço para filmes que colocam em foco este regime político contemporâneo adotado por grande parte dos países ocidentais e traz obras que abordam memórias relevantes para a Europa.

“Essa é mais uma ação coorganizada pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte na promoção da cultura. Queremos ser reconhecidos não somente como uma referência no ensino do espanhol, mas também como disseminadores da cultura em suas mais variadas vertentes. A democracia é um dos valores estabelecidos pela União Europeia e compartilhados pelos 28 estados membros. Todas as películas trazem como pano de fundo esse impportante regime político em debate”, comenta Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.

A s e l e ç ã o apresenta títulos premiados em diversos festivais internacionais como o filme espanhol 23F. O Filme, que conta a tentativa fracassada de golpe de Estado, encabeçado por militares em 1981. O golpe começou com a apreensão do Congresso dos deputados e terminou com a liberação dos parlamentares. A obra sob direção de Chema de La Peña foi indicada para o prêmio Goya em 2011 e escolhida pela curadoria para abrir oficialmente a Mostra em todas as cidades participantes.

O filme alemão Se Não Nós, Quem? Ganhou prêmios em festivais populares no país, incluíndo uma indicação para o Urso de Ouro, Festival de Berlim. O drama dirigido por Andres Veiel traz a história de um casal Bernward Vesper e Gudrun Ensslin, os dois filhos de pais com papéis importantes no governo Hitler, que se unem para abrir uma editora e darem continuidade a um trabalho iniciado pelo pai de Bernward, um famoso escritor nazista.

Em plena ascensão do fascismo em Portugal, Manoel Teixeira Gomes, escritor de literatura erótica e na época presidente, abandona Lisboa para viver em exílio no norte da África. O drama Zeus dirigido por Paulo Felipe Monteiro, conta a história real do sétimo presidente português e as razões que o fizeram abandonar o cargo após 26 meses de sua posse. A obra ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Bombaim (2016) na Índia.

Segundo a curadora Tayna Haudiquet, esses são alguns exemplos, mas a s e l e ç ã o vai além. “As películas narram muitos outros aspectos, propõe velhas e novas discussões sobre a democracia. Conhecer o passado e pensar sobre ele, permite uma maior compreensão do presente e ajuda a refletir sobre as possibilidades de futuro. Em tempos de crises políticas tão significativas no mundo é importante relembrar, observar e debater o assunto”, comenta Haudiquet.

Sinopses dos filmes: www.semanadaeuropa.org/belo-horizonte

Serviço: Mostra de Cinema Europeu

Dias: 12 a 15 de junho e nos dias 23 e 24 de junho (MIS Cine Santa Tereza), 18 e 19 de junho (Instituto Cervantes)

Horários: de quarta à sábado. Sessões às 17h e 19h30