Brasil, 19 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

BNDES consolida apoio à animação brasileira no 42º Festival de Annecy

· Principal evento do mundo em animação homenageia o Brasil este ano
· Festival terá exposição Quadro a Quadro - 100 anos da animação brasileira
· BNDES já concedeu R$ 82,6 milhões para o segmento sendo um dos maiores apoiadores da animação brasileira

O BNDES participa do 42º Festival de Annecy, principal evento mundial do segmento audiovisual de animação que acontece entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Annecy, França. O festival este ano homenageia o Brasil que completa 100 anos de exibição do filme “O Kaiser”, feito por Seth (pseudônimo do cartunista Álvaro Marins), que foi o primeiro filme brasileiro de animação da história. Além do BNDES, o Ministério da Cultura, a Ancine, a Apex e diversos produtores de animação brasileiros fazem parte da delegação brasileira este ano.

O festival terá a exposição Quadro a Quadro – 100 anos da animação brasileira e também mostras especiais, palestras, painéis e lançamento de um livro de crítica, além da s e l e ç ã o oficial de oito obras entre curtas, séries de TV, filmes publicitários e um longa-metragem. Posteriormente, a versão ampliada da exposição percorrerá cinco cidades brasileiras.
Em Annecy, a mostra é aberta a todos os visitantes do festival: profissionais, estudantes e fãs de animação - além dos moradores e turistas, já que será exposta em painéis a céu aberto, numa praça de grande circulação ao lado do Bonlieu (centro de referência do festival, onde acontecem as cessões mais importantes).

BNDES – O BNDES é um dos maiores apoiadores da animação brasileira com R$ 82,6 milhões liberados para o segmento, por meio de diversos instrumentos, ao longo de sua história.

Foram concedidas linhas de crédito no valor total de R$ 48,2 milhões para estúdios de animação, que se traduziram na produção de mais de 8 mil minutos animados distribuídos em 832 episódios de séries de TV, além de dois longa metragens. Por meio de fundos de investimentos foram investidos R$ 4 milhões em animações brasileiras. Por meio de seu edital de cinema, o

BNDES já apoiou com R$ 30,4 milhões a produção de 32 longas e 5 curtas de animação.
Potencial econômico - O setor tem sido apoiado de forma prioritária pelo banco devido ao seu grande potencial de absorção de mão-de-obra, geração de propriedade intelectual e exportação.

A produção de animação brasileira tem sido crescentemente reconhecida no exterior por meio de indicações ao Emmy e premiações nos principais eventos internacionais, como o Festival de Annecy.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::