Brasil, 24 de Agosto de 2019

Cláudia Costa lança CD com obras eruditas sacras

A cantora lírica Cláudia da Silva Costa, acompanhada da pianista Luciana Mittelstedt, faz show de lançamento do CD “LIRICA BRASILIENSIS VOLUME 2”, com composições Eruditas Sacras para Canto e Órgão/Piano, no dia 13 de junho , às 20h, no CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson.

Na mesma linha de valorização e investigação da música brasileira do CD “Lírica Brasiliensis Volume 1”, lançado em 2015, que resgatou obras pouco conhecidas de compositores brasileiros eruditos desconhecidos das massas, tais como Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Osvaldo Lacerda, Waldemar Henrique, Marco AB Coutinho, Neuza França e Amaral Vieira, o segundo volume tem como foco a riqueza da música religiosa desde o seu período Colonial até a Contemporaneidade. “Pretende-se que por meio da voz e do uso do órgão/piano, seja possível construir um recorte sobre a paisagem sonora sacra brasileira e de outros países”, explica Cláudia Costa.

O trabalho prestigia obras religiosas de compositores brasileiros e de inúmeras nacionalidades, assumindo um caráter multicultural e que rompe barreiras, assentando assim, em igualdade de valor, os compositores pátrios e os tradicionais clássicos universais. O repertório revela a diversidade composicional de vários idiomas, como o português, o latim, o alemão, o francês, além do toque estilístico característico de cada um dos compositores escolhidos para estar neste segundo volume.

Para o projeto, Cláudia Costa realizou vasta pesquisa por partituras e compositores que pudessem atender a premissa do uso do tema música sacra aplicada a voz e órgão/piano. Como resultado, encontrou maneiras de dar vida sonora às composições de autores que a concepção da música sacra é apreciada em suas obras, tais como L.van Beethoven, Claude Debussy, Alberto Nepomuceno, Marco AB Coutinho e Pedro Jacobina, estes últimos de Brasília. O CD contem 21 faixas e foi gravado com apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo de Brasília.

Sobre as artistas

A Soprano, Cláudia Costa, é Doutora em História, Mestra em Educação e Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília. Participou do GT vinculado a Sub Secretaria de Educação SEE – GDF, que foi ordenado pela PORTARIA Nº 106, de 23 de Julho de 2012, que Institui Grupo de Trabalho com o objetivo criar e implantar a Escola Superior de Artes de Brasília – ESAB do GDF e dá outras providências, onde vem se dedicando juntamente com os demais colegas nomeados a tarefa de cumprir essas determinações. Foi, durante sete anos, coordenadora do núcleo de Canto Erudito nesta CEP – EMB, função que ocupou no início doas anos 2000. Participou da formulação e implementação da nova trajetória curricular. Tem contribuído para o ensino do canto erudito visando sua divulgação e atualização. Desde 1993, desenvolve

atividade docente em nível de ensino superior em IES desta Capital Federal. Tem se dedicado ao Canto Coral na técnica vocal, regência e orientação, tais como Coral do Templo da Boa Vontade, Corte em Canto – STJ, TCDF, TJDFT, CEB, Habeas Cantus – TRF 1ª Região, Coral ADPF dos Delegados da polícia Federal, Coral Vozes da Indústria do CNI, entre outros. Tem realizado concertos como solista nesta capital, bem como em São Paulo, Minas Gerais, Goiânia, Rio de Janeiro.

A organista e pianista Luciana Mittelstedt iniciou seus estudos em Piano na Escola de Música de Brasília aos sete anos, com a Professora Ingrid Margaret Madsen. Laureou o Concurso Pró-Música para Cordas em Juiz de Fora na Categoria de melhor Pianista Acompanhadora. Graduou-se em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de Brasília (2002) e em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de

Brasília (2008). Concluiu o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (2014). Atua como professora de Piano-Correpetição Eruditado CEP - Escola de Música de Brasília desde 2007. Possui experiência na área de Correpetição para Instrumentação Musical, Canto Erudito, Canto Coral, Montagem de Óperas e Música de Câmara. Atuou como Pianista Acompanhadora dos Cursos Internacionais de Verão CEP - EMB nas Edições de 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011. No Canto Coral orientou, correpetiu e regeu os corais da Associação de Delegados de Polícia Federal do DF (desde 2009), Assistente do Coro Sinfônico Comunitário da UnB (desde 2010). Acompanhou inúmeros instrumentistas, Cantores, Orquestras e Corais, sob a batuta dos Maestros David Junker, Isabela Sekeff, Emílio de César, Elena Herrera,

Walter-Michael Wollhardt, Maria Antônia Jimenez, Ira Levin, Cláudio Cohen, Sílvio Barbato, Abel Rocha, Acchille Picchi, dentre outros.

Sobre o CD

www.liricabrasiliensis.com.br

https://soundcloud.com/claudia-costa-35/sets/lirica-brasiliensis-vol-2

Serviço

Lançamento CD "Lírica Brasiliensis Vol. 2"

Quarta, 13 de junho, às 20h

CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson - SEPS 706/906, Via W5 Sul - Asa Sul

Entrada Franca

C.I.: Livre


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS