Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

No dia 22 de março, o 3º BQ(en)cena traz a Brusque o espetáculo nacional "Por que nem todos os dias são dias de sol?"

Legenda da Imagem: Cartazweb Legenda da Imagem: Cartazweb

A apresentação da peça da Artesanal Cia. de Teatro (RJ) ocorre no Teatro CESCB, às 19h30min, e os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e na livraria Graf

Expressividade, luz, poesia cênica e histórias simples, singelas, que habitam o imaginário de crianças e adultos. No dia 22 de março, o 3º BQ(en)cena traz a Brusque o espetáculo Por que nem todos os dias são dias de sol?, da Artesanal Cia. de Teatro (RJ). Com classificação etária livre, a apresentação ocorre no Teatro CESCB, às 19h30min, e os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e na livraria Graf. Com direção geral de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, o espetáculo apresenta quatro contos distintos, narrados cada um dentro de uma linguagem e técnica diferentes, apresentadas como pequenas fábulas, ressignificadas pela arte teatral.

Durante dois meses, a Artesanal Cia. de Teatro realizou um trabalho de pesquisa com cerca de 30 crianças, que foram estimuladas a formular suas opiniões sobre diversos temas: O que é o amor? O que é a liberdade? O que é a vida? O que é o medo? O que é ser adulto? Como as mulheres ficam grávidas?. “A cia ouviu diversas respostas, só possíveis dentro da filosofia pura e direta das crianças: ‘O amor é gostar de alguém e ficar juntos. Liberdade é não estar preso. O medo é algo que sentimos quando está escuro. Ser adulto é não poder brincar. As crianças são colocadas dentro da barriga das mulheres por seus papais’. Tendo como ponto de partida as respostas obtidas, direção e elenco conversaram sobre suas próprias experiências, construindo, a partir de lembranças pessoais da infância, a dramaturgia do texto”, explica o produtor Henrique Gonçalves.

Por que nem todos os dias são dias de sol? estreou em maio de 2016, em São Paulo, e em outubro do mesmo ano, no Rio de Janeiro. É vencedor do Prêmio SP de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (2016) nas categorias de Melhor Iluminação e Melhor Trilha Sonora, e, vencedor do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro (2017), nas categorias de Melhor Iluminação e Menção Honrosa – linguagem de animação – pela excelência da confecção e manipulação.

O espetáculo é dividido em quatro contos. O primeiro fala de um menino que tem medo de uma velha que se senta todos os dias no banco de uma praça. Porém, sua curiosidade faz com que ele se aproxime dela e descubra que as lembranças são histórias que contamos para as outras pessoas. O segundo fala de uma menina que gosta de pássaros, e que tenta ajudar seu vizinho a soltar uma pipa que ficou presa nos galhos de uma árvore. O terceiro traz um homem que conversa com objetos em seu escritório, após seu filho ter lhe dito que prefere continuar criança para sempre, pois acha que é muito chato ser adulto. O quarto, conta a história de uma menina que engole uma semente de laranja, achando que dessa forma um bebê irá crescer dentro de sua barriga. Mas ao perceber que nada acontece, começa a achar que uma árvore está crescendo dentro dela.

Com 22 anos de atividade no cenário da produção teatral carioca, a Artesanal Cia. de Teatro é uma referência nacional em espetáculos para o público infantil e jovem.

BQ(EN)CENA
A terceira temporada do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, Zen S/A e ZM S/A. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.prismacultural.com.br ou www.facebook.com/prismaculturall

SERVIÇO
3º BQ(en)cena apresenta: Por que nem todos os dias são dias de sol?, Artesanal Cia de Teatro (RJ)
Dia 22 de março, às 19h30min
No Teatro do CESCB (R. Pedro Werner, 180, Centro 1, Brusque/SC)
Ingressos à venda na bilheteria do teatro e na livraria Graf, a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Classificação indicativa: livre
Duração: 50min