Brasil, 19 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Elephant Parade, uma das maiores exposições de arte do mundo, chega a Belo Horizonte nesta quinta, 15/03

Nomes como Rogério Fernandes e Maria Raquel Bolinho estão entre os artistas que trarão suas pinturas exclusivas para a mostra

Já pensou como seria inusitado se deparar com uma manada com inúmeras esculturas coloridas de elefantes bebês em tamanho real no meio da rua? Depois do sucesso e de bater todos os recordes em São Paulo em 2017, agora é a vez de Belo Horizonte receber a mostra gratuita “Elephant Parade”, uma das maiores exposições de arte do mundo, com esculturas pintadas por grandes artistas brasileiros.

A exposição, que conta com 40 elefantes, terá início no próximo dia 15 de março e segue até 15 de maio. O Pátio Savassi (parte interna e externa) receberá 25 esculturas e as outras 15 estarão distribuídas por alguns pontos de grande movimentação da capital, como: Praça da Liberdade, Praça da Savassi e Praça XII, etc.“Belo Horizonte é uma cidade que tem se destacado cada vez mais no cenário cultural e no circuito artístico nacional, por isso fizemos questão de trazer a manada inteira para cá”, comenta o diretor executivo da Elephant Parade, Giovane Pasa.

Na edição de BH, a novidade será a customização de algumas unidades por artistas locais, realizadas ao vivo. “A ideia é convidar artistas da capital mineira para participar da mostra, para trazer uma “pitada regional” para o evento, além de exaltar nomes de grandes profissionais daqui”, destaca Carolina Barreto, também diretora da Elephant Parade. Ela conta que 33 esculturas já virão prontas, mas 7 serão personalizadas localmente.

Os artistas que farão as pinturas dos 7 elefantes exclusivos de Belo Horizonte são: Alexandre Rato, Davi DMS, Lígia Viber, Maria Raquel Bolinho e Rogério Fernandes. A escolha dos pintores foi feita pelos três principais patrocinadores da mostra.

“O bacana é que as pessoas que quiserem acompanhar a transformação e o processo criativo dos elefantes poderão ver isso bem de perto, pois vamos criar um ateliê dentro do Pátio Savassi, especialmente desenvolvido para isso”, detalha. A customização será realizada entre 15 de março e 15 de abril, no shopping. Cada uma das pinturas personalizadas leva, em média, de 7 a 10 dias para serem feitas.

Esta é a exposição de arte ao ar livre mais relevante do mundo, e cada estátua de elefante é uma peça de arte única. Além disso, há edições limitadas de miniaturas pintadas à mão e uma s e l e ç ã o de produtos são criados a partir das obras. Ao final de cada exposição as obras são leiloadas e parte da quantia arrecadada é destinada à filantropia local e também à preservação dos elefantes.

Em 2015, a exposição chegou na América Latina, com a primeira exposição em Florianópolis, depois em São Paulo e, agora, em Belo Horizonte. Outros países que já receberam a mostra são: Inglaterra, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, China e Singapura.

Conservação das espécies de elefantes

A Elephant Parade é uma organização que visa a conservação das espécies de elefantes, que hoje estão em perigo de extinção devido à caça ao marfim. Visando a vida dos animais, artistas locais fazem esculturas exclusivas em tamanho real de um elefante bebê, e as peças são exibidas nas principais cidades do mundo.

Origem da Elephant Parade

Criada pelo holandês Mike Spits, a Elephant Parade foi inspirada em uma bebê elefante da Tailândia, a Mosha, que aos seis meses de idade perdeu uma das patas ao pisar em uma mina. A exposição foi a maneira encontrada para buscar recursos para cuidar de Mosha, comprar a prótese dela anualmente, e também ajudar todos os outros elefantes asiáticos que sofrem com as minas e com os maus tratos.

Patrocinadores oficiais da Elephant Parade BH: Shopping Pátio Savassi, Suvinil e Drogarias Araújo

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::