Brasil, 16 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Center Shopping Rio realiza exposição gratuita ‘Por Dentro da Pedra Branca’

Mostra reúne imagens registradas pelo fotógrafo e biólogo Felipe Tubarão em uma das maiores florestas urbanas do mundo

O Maciço da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo e que detém grande diversidade de fauna e flora, é tema da exposição ‘Por Dentro da Pedra Branca’, que o Center Shopping Rio promove até o dia 28 de fevereiro. O evento tem entrada gratuita e acontece no Center Cultural (3º piso), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h.

A mostra é resultado do trabalho do fotógrafo e biólogo Felipe Tubarão, morador de Jacarepaguá. Atuando há cinco anos como guarda-parque no Parque Estadual da Pedra Branca, ele passou a aplicar o uso da fotografia de temática ambiental durante as atividades de monitoramento nas trilhas da unidade.

No espaço, o público poderá conferir cerca de 20 imagens de pessoas, e da fauna e flora do Parque Estadual da Pedra Branca, localizado no Maciço da Pedra Branca, captadas pelas lentes de Felipe. Dentre as fotos, há a de um dos agricultores e moradores mais antigos da região, Seu João Corrêa; de um falcão de coleira, uma das menores aves de rapina da Mata Atlântica, porém, grande predadora; e do belo maracujá do mato (Passiflora kermesina), uma das raras flores que se abrem em pleno inverno na floresta, o que a torna uma importante fonte de alimento para seus polinizadores durante os períodos de escassez de recursos.

“O Center Cultural é destinado a abrigar trabalhos que tragam em sua essência um apelo social, como é o caso desta mostra. É muito gratificante dar ‘luz’ e ‘voz’ a um projeto tão bonito, delicado, que promete conscientizar e inspirar muitas pessoas à causa ambiental”, diz Aline Ferraz, coordenadora de Marketing do Center Shopping Rio.

O Parque Estadual da Pedra Branca fica em uma área rodeada por 19 bairros da cidade, como Recreio, Barra, Camorim, Bangu, Campo Grande, entre outros. Apesar da proximidade com o meio urbano, as florestas da Pedra Branca abrigam uma grande diversidade da fauna e flora remanescente da Mata Atlântica carioca, com inúmeras espécies de plantas e animais ameaçados e endêmicos da região. Além disso, proporciona uma grande variedade de serviços ambientais como oferta de água, amenização do clima local, contenção de encostas etc. No Maciço da Pedra Branca também há grande resistência de comunidades tradicionais que vivem às margens das florestas há séculos, sendo muitos deles atuantes na produção agrícola familiar da Zona Oeste, provenientes de núcleos familiares de grandes produtores de orgânicos da região.

“Com a compilação desse trabalho de registro fotográfico, que realizo totalmente independente e com material próprio, fui premiado duas vezes com imagens da nossa fauna local em concursos sobre natureza. Meu objetivo principal é levar a conscientização ambiental aos moradores do entorno do Maciço da Pedra Branca, para que possam nos ajudar a preservar, para as próximas gerações, esse grande refúgio da natureza carioca, que, atualmente, se encontra ameaçado pelo aumento desenfreado das zonas urbanas”, declara Felipe Tubarão.

Serviço:
Center Shopping Rio realiza exposição gratuita ‘Por Dentro da Pedra Branca’
Data: Até 28 de fevereiro de 2018
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 21h (*13/02 não abrirá).
Local da exposição: Center Cultural (3º piso)
Evento gratuito

O Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3312-5000.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::