Brasil, 16 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Professores do COC avaliam a prova da segunda fase da Fuvest

Química

Podemos dizer que a prova de química foi, basicamente, de química geral, pois os gases foram o foco da maioria das questões, que não exigiram conhecimentos de química orgânica, o que é algo inédito. Foi, entretanto, uma prova coerente em relação ao nível médio, pois se o candidato estava bem preparado, conseguiu resolver a prova com tranquilidade. Ela apresentou apenas uma questão puramente de conhecimento geral, a qual abordou sobre o fogo e extintores. As duas questões interdisciplinares trataram sobre os gases, porém a questão que apresentou interdisciplinaridade com biologia trabalhou a diferença de altitude entre La Paz e ao nível do mar, explorando a dificuldade de se respirar nessa situação.

Thiago Luz, professor e editor do Sistema COC

Língua Portuguesa

O primeiro dia de prova, de Língua Portuguesa, apresentou questões abrangentes e bem elaboradas, que combinaram conhecimentos de gramática e literatura e exigiram proficiência na interpretação e escrita de textos, estando as obras literárias contextualizadas nessas questões.

Em relação à redação, devido ao tema controverso, o candidato precisou de argumentação sólida e coerente para desenvolvê-la, baseando-se necessariamente nos textos de apoio. Ele não deve ter tido dificuldade em encontrar um direcionamento para defender seu ponto de vista, uma vez que a temática foi amplamente debatida nas redes sociais e pela imprensa.

A prova do segundo dia apresentou pouca interdisciplinaridade e suas questões exigiram habilidades de relação, compreensão e aplicação de conhecimentos prévios. Provavelmente, para a maioria dos candidatos, foi uma prova trabalhosa e exigente, principalmente em matemática, física e história.

Felipe Ribeiro, professor e editor do Sistema COC

História

No que diz respeito à disciplina de História, as questões 8 (com Geografia), 9 (com Inglês) e 10 (com Atualidades) foram bem elaboradas, com um grau de dificuldade condizente com a proposta de avaliações de segunda fase da Fuvest. A dificuldade não residiu necessariamente nos temas abordados (8-Segundo Reinado, 9-Guerra Fria/corrida espacial e 10-Política brasileira entre 1930-2017), mas na amplitude das respostas esperadas, o que demandava do candidato um largo conhecimento dos períodos históricos em questão, além de especificidades dentro de cada um desses períodos.

Fábio Romano, professor e editor do Sistema COC

Matemática

Sem explorar interdisciplinaridade, as questões de matemática do 2º dia foram contextualizadas e com elevado grau de dificuldade, exigindo cálculos literais. Duas delas exploraram conhecimento de geometria e a outra, combinatória e probabilidade.

Luiz Duarte, professor e editor do Sistema COC

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::