Brasil, 24 de Agosto de 2019

O trabalho dos Centros de Documentação e Memória

Conhecimentos da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia estão em constante interação nos espaços que buscam preservar a memória. Curso de extensão da FESPSP debate o tema.

A natureza dos Centros de Memória, suas formas de origem e suas características diferenciais e similares em relação aos Arquivos, Bibliotecas e Museus são tema do curso de extensão “Centros de Memória e Documentação”, que acontecerá na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). O curso faz parte da programação especial do período de férias e acontecerá das 19h às 22h30 entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2018.

As aulas buscarão apresentar políticas, princípios e procedimentos que norteiam os trabalhos desenvolvidos nos Centros de Documentação e Memória – instituições polivalentes que possuem acervos típicos das áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. “Sobretudo, destacando as particularidades dos CDM’s referentes às suas formas de origem, funcionamento e políticas de atuação”, explica a Profa. Ms. Simone Silva Fernandes.

O curso é voltado a profissionais e estudantes das mais diversas áreas, como por exemplo: Biblioteconomia, Arquivologia, Sistemas de Informação, História, Ciências da Computação, Comunicação, Recursos Humanos, Administração, dentre outras. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail .

Cursos de férias

A FESPSP está com uma programação especial nos cursos de extensão para o mês de janeiro. Confira aqui a programação e mais informações sobre os cursos de férias 2018.

Curso de Extensão de Férias: Centros de Memória e Documentação
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.
Horário: Segunda a sexta, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 20 horas
Docente: Profa. Ma. Simone Silva Fernandes. Professora convidada: Andrea Andira.

Sobre Simone Silva Fernandes
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), possui graduação em Faculdade de Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é técnico documentalista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivística, instrumento de pesquisa, memória social, história oral e obra de referência.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS