Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Conheça os prós e contras da graduação a distância

Conheça os prós e contras da graduação a distância Créditos da Imagem: reprodução pixabay.com

Em uma rotina cada vez mais corrida e dinâmica, em que as horas parecem não ser suficientes para todas as atividades que precisam ser realizadas, optar pelo ensino superior a distância pode ser uma excelente alternativa.

Manter os estudos em dia e se aperfeiçoar como profissional é o primeiro passo para um futuro de sucesso, e a graduação a distância vem para auxiliar quem precisa coordenar o tempo diário com trabalho e demais atividades.

Prós e contras da graduação a distância

O estudo a distância requer algumas características básicas do estudante, características estas que são muito valorizadas no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. São elas responsabilidade, foco e disciplina, afinal, é preciso uma boa dose de cada um destes traços para garantir que tudo dê certo ao longo do curso.

Com a graduação a distância o aluno adquire maturidade na solução de problemas e na organização do tempo. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, em 2014 as instituições brasileiras tinham 1.840 cursos regulamentados nesta modalidade, com previsão de crescimento nos anos seguintes.

E qual a diferença principal entre o curso presencial e a distância? No curso presencial o professor está perto do aluno, e pode verificar pessoalmente o envolvimento e engajamento do estudante com o conteúdo. Apesar de o curso online ter tutores, a relação é diferente, certamente.

No entanto, o aluno do curso online desenvolve uma grande autonomia, pois ele próprio deve se cobrar em relação às entregas de trabalho, às provas e aos estudos. O que muda um pouco também é a dinâmica do networking, mas em tempos altamente tecnológicos isso também não é um problema. Redes sociais e aplicativos de mensagens facilitam esse processo.

Alguns fatores podem pesar na balança na hora de escolher um curso online em vez do presencial. Questões financeiras (o custo da graduação a distância costuma ser menor), localização (o aluno pode morar longe do campus físico, e neste caso o campus online é a melhor solução) e disponibilidade de horário tendem a influenciar na decisão.

Ao escolher um curso de graduação, é importante colocar todas as vantagens e desvantagens de cada modalidade antes da matrícula, escolhendo a que mais se adequa à rotina diária.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::