Brasil,

Professor da zona rural do Paraná vence premio como Educador Inspirador do Brasil e ganha viagem aos EUA

Concurso teve mais de 500 professores indicados em todo o Brasil, a criatividade e perseverança foram as maiores constantes

O Prêmio Educador Inspirador já tem seu campeão definido. O professor Claudinei Ferreira Gundim, que leciona História e Geografia em um pequeno distrito rural de Nova Tebas, no interior do Paraná. O professor foi selecionado por um júri formado por profissionais da Quizlet, que promoveu o concurso, e consultores da Revista Nova Escola, uma das mais conceituadas publicações de educação no País. O concurso mobilizou mais de 500 educadores e milhares de alunos que contribuíram com a indicação de seus professores.

“Foi uma grata surpresa conhecer as histórias e a criatividade dos professores. Ficamos muito felizes em participar desse processo, o que também tornou muito difícil escolher apenas um vencedor”, afirmou Matthew Glotzbach, CEO da Quizlet, empresa que promoveu o concurso e uma das maiores plataformas de aprendizagem do mundo.

O vencedor – Claudinei Ferreira Gundim trabalha em duas escolas públicas da zona rural do interior do Paraná, distante 25 quilômetros uma da outra. Ele ensina História e Geografia para cerca de 300 alunos. O município tem pouco mais de 7 mil habitantes, é bastante carente e os recursos digitais da escola, assim como o acesso à internet na região, são bastante limitados.

Apesar dessa realidade, o professor conseguiu ultrapassar os obstáculos e não se limitar ao uso de lousa, giz e cadeiras enfileiradas. Criou um blog para promover engajamento entre seus alunos, onde compartilham materiais relevantes e estudos diários. Claudinei também passou a utilizar a plataforma Quizlet no desenvolvimento de conteúdos e nas avaliações diárias e mensais, por meio de gamificação – o que significa mais conhecimento em tecnologia.

“Desde o início da minha função docente fiz desse desafio uma oportunidade e insisti na tentativa de promover a inclusão digital de meus alunos. Com a plataforma Quizlet vislumbrei a possibilidade de produzir e implantar um sistema de Avaliação on-line, tal implementação deu novo impulso ao blog e tornou a aprendizagem ainda mais atrativa e divertida, o que tem proporcionado extraordinários resultados”, explica o professor.

O trabalho de Claudinei conquistou o respeito e a admiração de colegas e alunos, muitos deles sem nenhum contato anterior com o computador. “Ele ensina de outra forma, e é melhor para nós aprendermos a usar o computador da escola e fazermos as avaliações, porque eu não tenho computador em casa, já que minha família não tem condições”, conta Heron Lopes do Nascimento, aluno do primeiro ano do ensino médio da Estadual do Campo Olídia Rocha, onde Claudinei leciona História.

“Acessibilidade, educação, tecnologia e desenvolvimento. Tudo isso o projeto do nosso professor Claudinei nos proporcionou, de uma forma incentivadora e inovadora, nos dando grande acesso ao conhecimento”, afirma Matheus Schuench, também do primeiro ano do ensino médio, na mesma escola.

“Nossa comunidade é muito limitada. Moramos numa área rural e o acesso à internet é bem difícil. Nosso professor foi criativo ao escolher a Quizlet e implantar o sistema de avaliação”, diz Kelly Magalhaes Dionísio, do oitavo ano do ensino fundamental.

O prêmio – O Prêmio Educador Inspirador é o primeiro realizado pela Quizlet, que escolheu o país pelo alto crescimento na utilização de ferramentas didáticas inovadoras em sala de aula, revelado por um relatório do IPEA que descobriu que quanto menos infraestrutura um professor brasileiro tem acesso, mais inovador e criativo ele se torna na integração da tecnologia e aprendizagem.

Em setembro começaram as indicações de alunos de todo o País, apontando e justificando a nomeação dos professores que consideravam educadores inspiradores.

Ao todo, mais de 500 profissionais foram indicados ao Prêmio. A segunda fase foi a seleção de até três semifinalistas por Estado por um júri da Quizlet. Na etapa seguinte, estes passaram por votação popular para definir o representante de cada Estado.

Claudinei recebeu 872 votos, tornando-se o vencedor do Paraná e o segundo mais votado entre todos os 27 estados. A grande final consistiu na análise dos perfis e dos projetos educacionais dos 27 candidatos por consultores da Revista Nova Escola e profissionais da empresa Quizlet.

“Para mim ser professor vai muito além da questão profissional, tendo também um cunho social, pois, tenho o compromisso com todos os meus alunos, mas, sobretudo, com aqueles que dependem e vislumbram na escola pública a oportunidade de aquisição de conhecimento e consequente ascensão social”, conclui o Educador Inspirador número 1 do Brasil.

Sobre a Quizlet

A Quizlet é a maior plataforma de aprendizagem online e off-line do mundo, usada por 23 milhões de alunos e professores a cada mês. A ferramenta permite aos usuários criarem e compartilharem seus próprios flashcards, jogos, testes de diferentes assuntos, desde vocabulários de idiomas até nomes das capitais do mundo – já são mais de 180 listas de estudos prontas! A Quizlet foi fundada em 2005 e tem sede em São Francisco, nos EUA.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::