Brasil,

Trabalho de pesquisa de aluno de graduação de Medicina realizado no Centro Infantil Boldrini é premiado no 25º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

Convivência com pesquisadores do Boldrini inspirou aluno para o desenvolvimento de pesquisa na área do câncer da criança

Um dos eventos mais tradicionais da Universidade Estadual de Campinas, o 25º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, destacou com premiação, uma pesquisa que interessa muito o Centro Infantil Boldrini, hospital que é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

A pesquisa do aluno de graduação do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Daniel Shoji Hayashi ficou entre os vinte melhores trabalhos da edição de 2017 que contou com 1.459 inscrições nas áreas de Humanas, Exatas, Biomédicas, Tecnológicas e Artes.

Tudo começou quando o futuro médico se candidatou à vaga de estágio no Centro Infantil Boldrini, por meio do PEOp, Programa de Educação em Oncologia Pediátrica. A convivência com as pesquisas do Boldrini foi a inspiração para o desenvolvimento do trabalho que teve orientação da Pesquisadora Ana Luiza Seidinger Conte, do Centro Infantil Boldrini. “Meu primeiro contato com o Boldrini foi em 2013, através do PEOp. O estágio foi muito bom, me proporcionou inúmeras oportunidades de aprendizado logo no início do curso de Medicina e pude conhecer vários setores do hospital, inclusive o Laboratório de Biologia Molecular, que frequento até hoje”, ressalta o futuro médico.

Com a pesquisa intitulada “Identificação do perfil genético associado à resposta ao tratamento com inibidores de proteína Smoothened em pacientes pediátricos com meduloblastoma”, o estudante utilizou como objeto de pesquisa o Meduloblastoma, o tumor de sistema nervoso central mais prevalente nas crianças.

Basicamente, o projeto envolveu analisar a genética dos pacientes e ver se responderiam ou não a uma forma de terapia-alvo, ainda em estudo, não disponível na prática clínica. “Envolveu muito ‘trabalho de bancada’, ou seja, experimentos de biologia molecular. Durante a minha graduação, tive pouco contato com a parte laboratorial, então, definitivamente, esta foi a parte mais desafiadora. Por sorte, pude trabalhar com pessoas incríveis dentro do laboratório, que sempre estavam ali caso tivesse alguma dúvida”, conta.

Para o Boldrini é motivo de orgulho. “Ter um futuro médico que se dedica às pesquisas na área de câncer infantil é muito gratificante. Saber que o projeto ficou entre os vinte melhores nos dá a certeza de que ele está no caminho certo. A oportunidade que a universidade dá aos alunos de sair das salas de aula e mergulhar em laboratórios e pesquisas é muito enriquecedor para o aluno e fundamental para o avanço da ciência” ressalta a presidente do Centro Infantil Boldrini, Dra. Silvia Brandalise.

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 39 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS